Obesidade Infantil: Um desafio coletivo

Voltar
Setembro de 2020

No último calendário da Saúde abordamos o Reumatismo, uma doença super comum entre as pessoas mais velhas, no mês de Setembro escolhemos falar de nossas crianças em um assunto muito pouco discutido aqui no Brasil. 

obesidade infantil no brasilObesidade Infantil: Um desafio coletivo

Com uma forte tendência de crescimento nas crianças e impacto significativo nas mulheres, a obesidade vem aumentando no Brasil; Segundo a ONU, o país vem enfrentando um aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e às doenças crônicas são a principal causa de óbito entre adultos.  

Quanto à obesidade infantil, de acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que o recomendado. As faixas de Índice de Massa Corporal (IMC) determinadas para crianças são diferentes dos adultos e variam de acordo com gênero e idade, entretanto, ressalta-se as consequências da obesidade na fase infantil, mesmo se for revertida para a fase adulta como o colesterol alto, diabetes, hipertensão, depressão e baixa autoestima nas crianças.

O excesso de tecnologia x uma má alimentação

ma alimantação infantilFatores como a precoce inclusão digital no mundo da criança (uso excessivo de tablets e smartphones), bem como a falta de atividade física e uma alimentação saudável são as principais causas. A alimentação, por sua vez, sofreu e causou impacto em mudanças severas nas últimas décadas com o acesso ao consumo industrializado acentuado; os lanches feitos, antigamente, pelos pais eram elaborados de forma caseira, hoje, esses lanches deram espaço a uma alimentação fabricada, rica em sódio, açúcares e conservantes. 

Para agravar ainda mais o problema, as redes de fast food se proliferaram com ações de marketing, propaganda e campanhas onde dificilmente se consegue desvencilhar essas informações da visão de uma criança. 

Os ricos da obesididade infantil

Os riscos relacionados à obesidade infantil é um desafio coletivo e precisa ser visto com mais carinho, atenção e prudência, não é à toa que a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que, em 2025, crianças obesas no planeta chegarão a 75 milhões.

Mas será que quando falamos de crianças, é possível associar alimentação saudável e atividades físicas?

Claro que sim!

O incentivo dos pais é essencial! Crianças podem e devem usar os exercícios como aliados ao bem-estar e à saúde e de forma muito mais simples do que parece: simplesmente brincando! Embora haja a necessidade de se aplicar horários para o uso de vídeo games, tablets e programas de televisão, a inserção a qualquer atividade física deve brotar de forma espontânea na vida da criança, nada de imposições, ela deve ser incorporada de forma lúdica e despretensiosa na vida da criança.

Vale ressaltar o que dizem especialistas e endocrinologistas: "Uma criança obesa pode ser um potencial adulto obeso". Além das inúmeras doenças como colesterol alto, hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes, o lado emocional e social deve ser levado em conta: Casos de bullying frequentemente são causadores de baixa estima, introspecção e desequilíbrio mental.   

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para o seu conhecimento sobre Obesidade Infantil. A ĀIO Corretora sempre busca trazer em seus calendários da saúde temas atuais e de importância para a sua saúde. E você? Está cuidando da saúde sua e dos seus filhos? Veja como um plano de saúde da ĀIO  pode trazer mais tranquilidade na sua vida. Fale com um de nossos especialista e saiba mais. 

Obesidade infantil, vamos juntos lutar para que este mal não se alimente das nossas crianças. Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e no whatsapp com seus amigos e familiares! 

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: