Prevenção é a melhor arma no combate ao reumatismo  

Voltar
Agosto de 2020

O reumatismo é um problema de saúde pública que afeta uma grande parcela da população. Trata-se de um grupo diverso de doenças e sintomas que prejudicam o sistema locomotor — músculos, tendões e articulações, que ao todo somam mais de 100 doenças específicas. Alguns exemplos comuns incluem a osteoporose, a artrose e doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus eritematoso.

No artigo de hoje vamos contar para você as causas do reumatismo e as principais maneiras de se prevenir e cuidar da saúde.

12498Quais são as causas do reumatismo?

Quais são as razões que levam ao desenvolvimento de um reumatismo? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o reumatismo não afeta apenas os mais idosos. As doenças que afetam as articulações tornam-se mais comuns com o avançar da idade, sim. Mas algumas condições como o sedentarismo, a má postura e a rotina de trabalho no escritório fazem com que isso seja também um problema que requer cuidados também entre os mais jovens.

Os especialistas afirmam que o reumatismo não é inevitável. Há diversas maneiras de tomar cuidados com o corpo e com a saúde para se prevenir.

Como se prevenir do reumatismo

Por se tratar de doenças que afetam o sistema locomotor, não é surpresa que uma das mais importantes ações para a prevenção é manter o corpo ativo, com uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação saudável rica em cálcio.

20532Além das atividades físicas e de uma dieta balanceada, os especialistas também recomendam evitar o fumo e o consumo de outras substâncias nocivas à saúde, como o álcool, sal, cafeína e açúcar em excesso.

Aí vão algumas outras dicas que podem ajudar a evitar o reumatismo:

  • Evitar carregar pesos excessivos: para não forçar a coluna, utilize a força das pernas e dos braços.
  • Preste atenção à postura: mantenha as costas apoiadas e o pescoço ereto.
  • Quando permanecer sentado por muito tempo, tente mudar de posição para não enrijecer as articulações.
  • Invista em móveis confortáveis e ergonômicos.
  • Ao sinal de dor ou desconforto, consulte um ortopedista ou fisioterapeuta.

Para saber mais sobre como cuidar da sua saúde, confira o nosso blog. No nosso calendário da saúde, todo mês você encontra artigos com dicas para ter mais qualidade de vida. Acesse o Blog ĀIO.

 Por fim, o cuidado médico também é fundamental para ter saúde e qualidade de vida. Se você ainda não tem um plano de saúde, entre em contato com a ĀIO. Somos uma corretora com experiência no mercado e parceria com as mais importantes seguradoras do Brasil. 

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: