O que é coparticipação em um plano de saúde

Voltar
Agosto de 2020

Introdução

O plano de saúde é a garantia de muitas pessoas de saber que podem contar com atendimento médico e hospitalar de qualidade, sem ter os custos altíssimos a que cirurgias e internações podem chegar.

Embora muita gente tenha um plano de saúde pessoal ou corporativo, nem todo mundo entende totalmente como ele funciona e quais são os diferentes modelos, coberturas e custos.

No artigo desta semana vamos explicar para você o que é a coparticipação no plano de saúde e quais são as vantagens ou desvantagens desse modelo.

O que é coparticipação em um plano de saúde

O que é a coparticipação em um plano de saúde ?

Antes de tudo, é necessário fazer algumas definições. Segundo a nota da ANS, “a coparticipação é o valor pago pelo consumidor à operadora em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde.” Ou seja, a coparticipação é uma parcela paga pelo uso do plano de saúde. Isso significa que, a cada ocasião em que o beneficiário aciona o seguro para realizar algum procedimento garantido pelo plano, ele deve pagar um valor estipulado em contrato (que é, seguramente, inferior aos custos totais do procedimento).

Diferente da franquia, a participação, na maioria das vezes, é aplicada em procedimentos de baixa complexidade, como exames, consultas e terapias.

A cobrança da coparticipação é realizada diretamente da Operadora ao consumidor, seja através de boleto ou desconto em folha (planos empresariais), por isso no momento que o usuário estiver em atendimento, não será necessário efetuar nem pagamento diretamente ao médico, clinica ou laboratório.

Para que serve?

A coparticipação tem objetivo de conscientizar o usuário em fazer o uso adequado do seu plano de saúde, evitando o aumento na frequência, principalmente em consultas e exames. Isso significa que o usuário é motivado a tomar atitudes que favorecem, não só a sua qualidade de vida, mas também a estabilidade financeira do plano.

Para motivar a prática da coparticipação, as Operadoras oferecem descontos na mensalidade dos planos com essa característica, tornando-se um atrativo adicional ao consumidor.

Como saber se o plano com coparticipação é ideal para mim

Em termos de vantagens ou desvantagens, o plano de saúde com coparticipação é mais vantajoso para aquelas pessoas que não possuem problemas de saúde ou doenças crônicas, mas gostariam de ter a sua segurança garantida, sem ter que pagar muito. Basta refletir: quantas vezes você foi ao médico nos últimos seis meses, um ano? Se a resposta for “poucas”, o plano de saúde com coparticipação pode ser vantajoso para você.

Mesmo para aqueles consumidores que fazem uso regular do plano de saúde, a coparticipação ainda pode ser considerada como uma alternativa, pois o valor do plano com essa modalidade tem o seu preço mais competitivo em relação aos planos sem a coparticipação.

Vale sempre lembrar que a coparticipação está muito relacionada ao uso consciente do plano de saúde, conforme já mencionado acima, e tem se tornado uma prática cada vez mais usual para os planos corporativos.

Como conhecer as opções e contratar o meu plano de saúde

De coberturas básicas obrigatórias até planos completos, com muitos benefícios adicionais, o mercado está repleto de opções para todos os perfis e necessidades. No caso de planos com coparticipação, além dos custos mensais e dos benefícios, também é preciso estar atento para o valor que o beneficiário deve pagar pelo uso do plano.

Para conhecer as opções de planos de saúde disponíveis e ter uma assistência completa para a contratação, o mais indicado é contar com a orientação de quem conhece. Entre em contato com a ĀIO. Somos uma corretora com experiência no mercado e parceria com as mais importantes seguradoras do Brasil. Acesse www.aiocorretora.com.br/contato.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: