CONHEÇA OS TIPOS DE IST E COMO SE PROTEGER

Voltar
Fevereiro de 2020

Infecções sexualmente transmissíveis (IST), antes chamadas de doenças sexualmente transmissíveis (DST), são infecções causadas por vírus, bactérias e parasitas transmissíveis por meio de relações sexuais.

São conhecidas hoje cerca de trinta ISTs que afetam todos os países do mundo e variam em frequência, intensidade e dificuldade de tratamento. No artigo desta semana do seu calendário da saúde, vamos contar quais são os tipos de IST e quais são as formas mais eficazes de prevenção. Os diferentes tipos de IST.

Todas as ISTs possuem uma característica em comum, que é o modo de transmissão sexual. Entretanto, elas diferem muito entre si no que se refere ao agente causador e aos sintomas provocados. Ao classificar as ISTs por tipos, deve-se primeiro separar seus agentes causadores: vírus, bactérias, parasitas e fungos.

- Entre as infecções por bactérias, parasitas e fungos incluem-se a sífilis, gonorréia e clamídia, tricomoníase e candidíase. Doenças desse tipo podem ser curadas por meio de diagnóstico e ingestão de medicamentos como os antibióticos;
- Entre as infecções por vírus, incluem-se a AIDS, provocada pelo vírus HIV, a Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, a Herpes e o condiloma. Doenças desse tipo são mais difíceis ou até mesmo impossíveis de se curar.

vale a pena trocar o meu plano de saúde

Como prevenir:

As ISTs podem ser evitadas por meio do sexo seguro, que impede o contato dos fluidos corporais em que ocorre a infecção. Isto é, a forma mais eficaz de se prevenir é com o uso de preservativos.

Em grande parte das ISTs, os sintomas demoram a aparecer, e muitas pessoas só descobrem que estão infectadas muito tempo depois de contraírem a infecção. Mesmo assim, é possível que o parceiro seja infectado, mesmo sem sintomas aparentes. Por isso, o sexo seguro e o uso da camisinha é fundamental, mesmo se ambos os parceiros parecem saudáveis.

Lembre-se que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade consigo mesmo e com os outros. Não deixe de se prevenir, fazer exames regulares e visitar o médico no caso de irregularidades.

Gostou desse artigo e quer saber mais dicas? Então visite nosso blog para ler outros conteúdos sobre saúde e qualidade de vida. Até a próxima!

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: