COMUM ENTRE BRASILEIROS, SAIBA TUDO SOBRE A HIPERTENSÃO. #PRESSÃOALTAÉCOISASÉRIA

Voltar
Maio de 2020

A hipertensão arterial é um problema de saúde bastante comum no Brasil e em vários países do mundo. Os cálculos apontam que cerca de 35% da população tem a "pressão alta" no Brasil (dados do Ministério da Saúde em 2019).

Para ser considerada saudável, a pressão arterial costuma estar em torno dos 12/8 mmHg. Os números são relativos, respectivamente à pressão arterial durante a fase de relaxamento (pressão diastólica) e a fase de contração (pressão sistólica) do coração.

Além disso, ela pode variar nas diferentes horas do dia, dependendo das nossas atividades e do nosso estado corporal e mental. O estresse, reação biológica instintiva do corpo às situações de perigo, eleva a frequência dos batimentos cardíacos e a pressão arterial para garantir mais oxigênio para o cérebro e uma melhor resposta do corpo aos estímulos. Isso é natural. No entanto, quando a pressão arterial se mantém em taxas elevadas a partir de 14/9 mmHg, com frequência, chamamos isso de hipertensão arterial, e é necessário tomar cuidados e ações para controlá-la.

Quais as causas

Os fatores que contribuem para um quadro de hipertensão são diversos. Sabe-se que a idade e a hereditariedade são fatores naturais com bastante influência, e sobre estes há pouco que possamos fazer. Em outros casos, a hipertensão pode ser causada pelo uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e broncodilatadores. Mas ainda há outros fatores, mais numerosos e ainda mais influentes, relativos aos hábitos alimentares, ao sedentarismo, ao peso e à prática de atividades físicas; fatores sobre os quais temos controle e podemos agir para cuidar da nossa vida e da saúde.

Quais os sintomas e consequências

A hipertensão arterial muitas vezes não tem sintomas aparentes, e muitas vezes é desconhecida até que se receba um diagnóstico médico. No entanto, para muitas pessoas a hipertensão pode se manifestar em sintomas como dores de cabeça e tontura, palpitações no peito, nervosismo e ansiedade, inchaço e outros
Mas o verdadeiro problema da hipertensão arterial não se encontra em seus raros sintomas, e sim nos problemas de saúde graves que pode causar se não for controlada; problemas como:
- insuficiência cardíaca
- insuficiência renal
- arterioesclerose,
- infarto
- AVC

Como tratar a hipertensão arterial

Felizmente, como dissemos, grande parte das causas da hipertensão dependem não de fatores sobre os quais não temos poder, como a idade ou a genética, mas sim de hábitos e atividades do nosso dia a dia. Por isso, médicos, nutricionistas e educadores físicos recomendam, para cuidar da sua saúde:
- pelo menos 4 a 6 horas semanais de atividades físicas
- alimentação balanceada e saudável, com alimentos naturais e frescos, equilibrando
frutas, vegetais, proteínas e carboidratos
- evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e substâncias nocivas
- acompanhamento médico regular, com a possibilidade do uso de medicamentos

A hipertensão arterial, comumente chamada de pressão alta, é uma doença que afeta milhões de brasileiros. Felizmente, uma combinação de hábitos saudáveis e cuidados médicos contribui muito para abaixar a pressão e viver melhor. Confira as nossas dicas:
- Mantenha uma dieta balanceada, com frutas e vegetais ricos em vitaminas e baixo teor
de gorduras e colesterol
- Reduza o consumo de sal, alimentos com conservantes e embutidos, café e álcool
- Pratique uma rotina de atividades físicas

Para saber mais sobre como cuidar da sua saúde, confira o nosso blog. No nosso calendário
da saúde, todo mês você encontra artigos com dicas para ter mais qualidade de vida. Acesse
http://aiocorretora.com.br/baixar-a-pressao-alta-dicas-importantes-para-sua-saude/

ĀIO Corretora

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: