BAIXAR A PRESSÃO ALTA: DICAS IMPORTANTES PARA SUA SAÚDE!

BAIXAR A PRESSÃO ALTA: DICAS IMPORTANTES PARA SUA SAÚDE!

BAIXAR A PRESSÃO ALTA: DICAS IMPORTANTES PARA SUA SAÚDE!

  • Postado em 26/04/2019
  • Comentários
  •  

A hipertensão é um problema de saúde muito sério no Brasil. 36 milhões de adultos sofrem com a doença e precisam baixar a pressão alta. 60% deles são idosos, e correm mais perigo de morrer em virtude de problemas do coração. Os dados são da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac). Por isso, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no dia 26 de abril, é um ótimo momento para refletir sobre o assunto e influenciar a população a cuidar da saúde.

No artigo de hoje, a ĀIO Corretora ouviu alguns médicos e pediu dicas para baixar a pressão alta e levar uma vida mais saudável. Vamos mostrar os alimentos que devem ser consumidos e aqueles que precisam ser evitados. Você também conhecerá os exercícios físicos mais recomendáveis. E se ainda não tem um plano de saúde, ou quer rever o plano e conhecer alternativas com menor preço e cobertura equivalente, já sabe: clique aqui e fale com nossa equipe.

Quais os sintomas da hipertensão?

Mas antes de falar sobre o que é melhor para baixar a pressão alta, temos que explicar o que é a doença e quais são seus sintomas. A hipertensão é caracterizada pela elevação dos níveis de pressão arterial, acima de 14 por 9 (tecnicamente 140×90 mmHG – milímetro de mercúrio). O primeiro número refere-se à pressão do coração, e o segundo ao seu relaxamento.

Geralmente a doença é assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Porém alguns pacientes podem sentir dor na cabeça, especialmente na nuca, e ter sangramento nasal. Outros sintomas são tonturas, fadiga e cansaço muito grande ao fazer esforços mínimos, como subir um lance de escada.

Quais são as causas da hipertensão?

São muitos os fatores que levam um indivíduo a sofrer com a doença. O simples envelhecimento, por exemplo, aumenta as chances de a pressão alta aparecer. E às vezes, a culpa também não é sua, pois a hipertensão pode ser hereditária, herdada dos seus pais.

Agora, há outros riscos que você pode controlar: obesidade, estresse, tabagismo, consumo elevado de álcool, sedentarismo e, principalmente, grande consumo de sal.

Baixar a pressão alta: os alimentos mais indicados!

Para baixar a pressão alta, é preciso mexer no cardápio. Colocar mais saúde no prato. Consuma frutas secas e beba água de coco. Pode até comer queijo, desde que seja sem sal. Cereais integrais e suco de beterraba são recomendáveis.

Tempere as saladas com azeite de oliva e pode exagerar nos legumes. Mas atenção: você até pode comer ovos, desde que não sejam mais do que três por semana. E nesta conta entram os utilizados na preparação de bolos e tortas.

Baixar a pressão alta: os alimentos PROIBIDOS!!!

Talvez a alteração mais drástica na alimentação seja cortar praticamente todo o sal. É preciso se acostumar com receitas menos temperadas, quase com sabor natural. Isso leva tempo, mas acredite: em poucas semanas, seu paladar já estará adaptado. Basta ter força de vontade no começo. Depois, ficar sem sal começa a ser algo mais fácil.

Para baixar a pressão alta, você também deve cortar embutidos (linguiças, salames, presunto), chocolates, café e chá. O churrasco também precisa ficar no passado. Não é que encarar um bife seja proibido, mas reduza bastante o consumo. E já sabe: bebidas alcoólicas, nem pensar.

Baixar a pressão alta: mudança de comportamento!

Também é importante mexer o corpo! Sair do sofá e encarar uma atividade física. E os exercícios mais recomendados são:

– Natação

– Ciclismo

– Caminhada

– Corrida

Se puder fazer exercícios todos os dias, excelente. Se não conseguir, tudo bem, desde que faça, no mínimo, três vezes por semana. E cada sessão deve durar 30 minutos ou mais. E não se esqueça de se exercitar no trabalho, quanto tiver tempo. Clique aqui para ler nossas dicas de ginástica laboral.

Vamos prevenir e combater a hipertensão arterial?

A equipe da ĀIO CORRETORA já fez sua parte. Trouxemos todas as informações necessárias para combater a doença. Agora é com você! Repasse este artigo para seus amigos e familiares. Conhece alguém com pressão alta ou que tem hábitos que podem levar à doença? Compartilhe nossas dicas.

E se quiser saber mais sobre saúde e outras doenças, como o colesterol, basta ler os artigos do nosso blog! A ĀIO CORRETORA é sua aliada para uma vida muito mais saudável!

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *