COMBATE AO COLESTEROL

Voltar
Agosto de 2019

Imagine uma estrada congestionada em pleno feriado prolongado. Cada veículo deseja avançar e seguir viagem para alcançar o seu destino, mas não há espaço suficiente para qualquer deslocamento.

Estão todos travados, o que impede o fluxo e faz com que os carros que chegam depois também estacionem, aumentando a fila e impedindo a circulação.  

Assim ocorre também nos vasos sanguíneos, quando o colesterol ruim vai depositando placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue para todos os órgãos vitais.

O resultado já é conhecido: infartos e acidente vascular cerebral, males perigosos que costumam carregar sequelas e podem levar ao óbito.  

Agosto Dourado: mude para salvar vidas

Uma rotina saudável de cuidados com a alimentação (confira artigo publicado em nosso Blog que lista todos os alimentos que devem ser evitados e consumidos), prática de exercícios físicos e bons hábitos deve ser seguida desde a infância.  

Identifica que está negligenciando algum dos pontos? Mude o quanto antes. Convença seus familiares e amigos na adoção de um estilo de vida que preze pela saúde.  

Sedentarismo - o inimigo mais temido

Existe um consenso acerca do poder natural dos nutrientes consumidos, assim como as consequências nocivas da comida processada.

O esporte, aliado a uma dieta balanceada, pode conseguir uma transformação ainda mais profunda. Estabilizando a pressão, o peso e a glicemia, ocorre uma melhora geral na saúde, incentivando uma mudança permanente.  

O HDL (denominado colesterol bom) em níveis satisfatórios - resultante de fatores hereditários ou ingestão de alimentos saudáveis, não garante baixas taxas de mortalidade, segundo um estudo britânico recente.  

As condições se tornam favoráveis apenas para aqueles que dedicam ao menos 150 horas semanais de práticas físicas. Entre os 37 mil indivíduos testados pela Universidade de Loughborough, foi elaborado um comparativo da seguinte forma: sedentários com HDL normal possuem 37% maior chance de morte precoce, ou 65% para aqueles com HDL baixo, frente a quem se exercita e se beneficia da limpeza vascular.  

A circulação faz milagres

Diversas características que podem atrapalhar um dia mais harmonioso, como cansaço, sono de má qualidade, dores articulares, má digestão e outras, tendem a ser minimizadas por meio da boa circulação sanguínea. A irrigação da totalidade dos vasos com o trânsito livre promovido por níveis saudáveis de colesterol faz toda a diferença.  

Que o Dia Nacional de Combate ao Colesterol - 8 de agosto - traga inspiração e motivação para intensificar hábitos positivos de cuidado com a saúde e arrebatar mais e mais pessoas na escolha por uma vida saudável, com qualidade e longevidade.  

Fazer o acompanhamento constante dos índices de colesterol é muito simples. Procure seu clínico geral ou endocrinologista e fique em dia com os exames preventivos!

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: