COLESTEROL: REALIZE O CONTROLE PERIÓDICO

COLESTEROL: REALIZE O CONTROLE PERIÓDICO

  • Postado em 29/08/2018
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Possui uma dieta equilibrada, rotina de exercícios físicos, não é tabagista, evita bebidas alcoólicas e um estilo de vida estressante? Excelente! É o ponto de partida para manter a saúde por longos anos. Entretanto, outros fatores podem exercer particular influência no foco deste artigo.

Seguindo nossa agenda da saúde, abordaremos uma das substâncias mais comentadas nos últimos anos, o colesterol.
Uma simples coleta de sangue pode apontar os níveis encontrados no organismo. Esse acompanhamento deve ser regular, sobretudo para aqueles que tenham histórico familiar, uma vez que a hereditariedade pode prevalecer.

Os perigos do excesso de colesterol

O consumo desordenado de açúcares e gorduras, também por meio de alimentos processados (salsicha, linguiça, bacon, embutidos, biscoito recheado, congelados prontos, refrigerantes, fast food e sucos prontos) aliado ao sedentarismo e outros hábitos nocivos forma placas de gordura, que por sua vez alojam-se nas paredes das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo.

Com o passar do tempo, o indivíduo pode desenvolver severas doenças, como a aterosclerose, perigosamente associada à ocorrência de infartos e AVC – acidente vascular cerebral.

HDL, LDL e VLDL

As siglas acima representam os 3 tipos de colesterol. A boa notícia é que uma delas representa o colesterol benéfico, HDL, o qual promove uma limpeza das artérias e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Vegetais no almoço e jantar, ao menos 2 frutas por dia – preferencialmente com casca e bagaço, pães, biscoitos e arroz integrais ajudam a elevar o HDL.

Segundo o Ministério da Saúde, 30% da população brasileira apresenta um nível alto de colesterol no sangue, obtido por meio da soma dos 3 tipos.
O grande vilão, LDL, necessita de um controle mais apurado. Pessoas com problemas cardíacos devem redobrar sua atenção.

O VLDL responde pela concentração dos triglicerídeos, outro tipo de gordura, igualmente passível de um acompanhamento próximo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a quantidade total de colesterol desejável seria inferior a 190 mg/dl (miligramas por decilitro de sangue).

Alternativas complementares para combate e prevenção

A partir da realização de exames para detectar os níveis de colesterol no sangue e demais condições relacionadas, a orientação do/a cardiologista pode sugerir a utilização de medicamentos para seu controle.

Há outros alimentos que são ótimos aliados na manutenção do colesterol em bons índices, inclusive o HDL. Sardinha, truta, bacalhau, atum e óleo de linhaça contêm uma gordura benéfica, denominada ômega 3, a qual não é produzida pelo organismo. Demais fontes de gordura boa: castanhas, amendoim, azeite, abacate, chia, sementes de girassol, linhaça e azeitonas.

Consulte sempre seu nutricionista, mantenha seu peso corporal e proteja o seu coração!

 

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