ALONGAMENTO E SAÚDE
O que vamos ver a seguir é algo totalmente simples e possível de se alcançar. E ainda, com excelentes benefícios, soa como aquelas propagandas de televendas com produtos mirabolantes? Pode ser, mas as semelhanças terminam aí.
Um mínimo de autocuidado pode ser o que você precisa para este fim de ano, preste atenção ao próximo parágrafo e siga as recomendações passo a passo.
Faça um movimento vagaroso girando a sua cabeça completamente para um lado e para o outro. Depois, levante-se e ande um pouco pelo espaço onde estiver. Aproveite para soltar a musculatura dos ombros, reproduzindo aquele gesto de "não me importo", para a frente e para trás. Eleve também os braços, entrelaçando as mãos. Esticando e indo da esquerda para a direita. O alívio é imediato, não é?
Pronto. Parece mágica, não?
Deveríamos reproduzir essa rotina diversas vezes ao dia. Mas na verdade, geralmente recorremos a alongamentos de qualquer tipo apenas quando o corpo está pedindo socorro, sentindo dor insuportável ou cansaço excessivo.
A maior parte dos movimentos são totalmente naturais, basta observarmos os bebês e até mesmo os gatos. O fato é que perdemos isso com o passar dos anos.
Reaprenda este hábito e veja também outras técnicas para a saúde e bem-estar!
Alongar o corpo: para qualquer idade
Há quem associe alongamento à terceira idade. Certamente o ato de se alongar é muito benéfico para idades mais avançadas, olhando como uma manutenção do corpo esquelético e físico, por que não praticarmos desde muito novos, continuando o que fazíamos quando bebês?
Temos este remédio natural altamente preventivo e normalmente não utilizado. O alongamento lubrifica os discos vertebrais da coluna, promove a boa circulação sanguínea, gera movimento e prepara os músculos para eventuais cargas ou permanência em posições por tempo prolongado.
Além disso, é um providencial momento de pausa para o descanso visual das telas, monitores e afins. Funciona também como uma reciclagem mental de qualquer atividade, trazendo uma imediata reconexão entre você e o seu corpo.
Yoga e Pilates: evolução ao longo dos séculos
Seguindo para uma área um pouco mais avançada, mas também composta por movimentos simples e alguns mais complexos, temos duas modalidades que vêm ganhando cada vez mais adeptos.
Não é mera coincidência, uma vez que muita gente tem se sentido "enferrujada".
Ambas podem ser praticadas por todos, desde que com devida orientação e observância de eventuais limitações físicas. Vamos a elas:
O Yoga é uma prática milenar completa. Mais do que isso, uma filosofia de vida que trabalha conjuntamente as partes física, mental e espiritual.
Baseado na respiração plena, integrando abdômen, diafragma e pulmões, propõe posturas físicas de permanência aliadas a um estado mental contemplativo e sereno.
A meditação é um componente essencial e pode ser aprimorada pouco a pouco. No mínimo, são obtidos um bom alongamento e tônus muscular, redução de ansiedade e maior foco para tomar decisões e lidar com os desafios diários.
Joseph Pilates adaptou diversas posturas do Yoga a fim de criar o seu próprio método na Alemanha em meados de 1920.
Visando reabilitação física, mescla força com flexibilidade e consciência corporal.
Utiliza aparelhos e estrutura específica, mas também com itens mais acessíveis, como a "bola suíça".
O Pilates no solo, trabalhado em colchonetes ou tatame, combina o peso do próprio corpo para trazer força, alongamento, condicionamento e equilíbrio.
Tempo de qualidade para tudo: o equilíbrio que restaura
Realizar alguma tarefa sem intervalos, qualquer que seja, não é uma boa prática. Mesmo aquelas que visam trazer benefícios podem ser prejudiciais quando em excesso.
Vamos pegar o hábito de determinar prazos para execução e intervalos para relaxar um pouco?
Inicialmente pode ser difícil. Então, usar alarmes pode ser um bom empurrão.
Sabemos que apenas manter uma boa postura já é uma maneira eficaz de prevenir lesões e cultivar uma silhueta alongada.
Conseguir combinar uma rotina de alongamentos e experimentar modalidades como Yoga e Pilates pode despertar paixões desconhecidas. E ainda trazer muita saúde.
Há cada vez mais escolas disponíveis e aulas online para conhecer e começar.
Repita aquela sequência de alongamentos do início várias vezes ao dia, mesmo sem sentir necessidade. Tente também curvar o corpo para a frente, buscando alcançar o solo com as mãos. Evolua um pouco por dia, com gentileza e calma. É a regularidade que traz as transformações. Não adianta ir com tudo da primeira vez e nunca mais fazer. Inclusive para evitar as lesões, pois movimentos bruscos as favorecem.
Vimos que o alongamento pode vir de várias formas até mesmo de uma forma mais completa. Alongamento do corpo e também da mente, mostrando que é possível alcançar certos desafios e também saber lidar melhor com os percalços.
Pense que tudo pode vir a ser um alongamento da vida. Comece hoje mesmo e persiga essa qualidade de vida!
“ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS”