Saúde da coluna
Você sente a sua coluna? Lembra-se dela ao longo do dia?
Se a resposta for negativa, parabéns! Pode se sentir uma pessoa privilegiada, pois 80% dos habitantes deste planeta sofrem diariamente com males da coluna (ou virão a sofrer).
Ainda assim, não comemore. Comece já a prevenção. A saúde da coluna deve ser trabalhada nas pequenas coisas. Ajustes, cuidados, boa postura e por que não investir também na manutenção das costas por meio de tratamentos profissionais?
Alguns reequilibram a coluna, promovendo a harmonia neste pilar de sustentação do corpo.
Aprenda importantes dicas para a saúde da coluna, que invariavelmente afeta a condição geral de saúde do indivíduo.
Vamos descobrir?
Quero uma coluna saudável
As dores de coluna podem ser terríveis e bastante limitantes. Lesões diversas, artroses, osteófitos (os populares “bicos de papagaio”), escolioses e lordoses são os males mais conhecidos.
Investir nos cuidados e prevenção como hábito certamente trará resultados. Veja alguns exemplos:
- Procurar um colchão adequado ao seu perfil, sempre seguindo orientações de especialistas. Existem muitos tipos de colchão no mercado, importante entender qual é o melhor para a sua coluna
- Prestar atenção ao tipo de calçado; solados desconfortáveis e muito inclinados costumam causar danos a longo prazo;
- Cultivar a boa postura sempre, também conseguida com o fortalecimento abdominal; o sedentarismo e a obesidade são vilões.
Perceba os benefícios da quiropraxia e da massoterapia
Após o correto diagnóstico por profissional ortopedista em caso de trauma, tratamentos alternativos que vão além da fisioterapia podem ser muito bem-vindos.
Quiropraxia e massoterapia são técnicas de alinhamento da coluna que promovem o bem-estar físico e energético.
Levando em conta somente este fator, o ganho pode ser considerado excelente.
Vamos às principais características e diferenças das duas técnicas?
Enquanto a massoterapia propõe melhorias pela ativação da circulação sanguínea via trabalho muscular, a quiropraxia age nas articulações, visando corrigi-las.
Então, veja de forma objetiva e geral para que é indicada a massoterapia: melhor flexibilidade e circulação sanguínea - com liberação de toxinas, relaxamento muscular, alívio de dores, tensões e estresse, sensação de bem-estar, bom humor e auxílio no combate da gordura localizada e celulite.Para a saúde da coluna, o tipo mais efetivo é a massagem terapêutica.
Já a quiropraxia contempla uma série de males, sendo os principais: dores nas costas, pescoço, ombros e lombar, enxaqueca, osteoartrite e hérnia de disco.
A correta manipulação visa trazer alívio das dores e o restabelecimento do movimento natural da coluna e outras partes. Ainda, resulta em relaxamento e bem-estar, por meio da queda de tensão muscular e pressão arterial e maior fluxo de sangue.
Após aprendermos sobre tantos benefícios, vamos com cautela?
Procure profissionais qualificados e certificados, que orientem, explicando os possíveis riscos e contraindicações.
Por exemplo, quadros hipertensos e cardíacos sugerem precauções diante da massagem, enquanto alguns estudos já apontaram que a pressão sobre as vértebras feita pela quiropraxia pode causar danos às artérias. Assim, podendo evoluir até para embolia ou trombose. O risco é baixo, mas existe.
Sou um vertebrado consciente
Nenhuma atividade pode ser considerada proibida. Inclusive, o importante é estar em movimento. Porém, a sensibilidade de cada indivíduo vai contar diante de uma sobrecarga de peso, exercícios físicos feitos de maneira incorreta (atenção para a modalidade online na pandemia), a não observância da ergonomia no ambiente de trabalho e outros.
Além disso, é fundamental conhecer as suas limitações físicas de qualquer ordem e também aquelas que surgem conforme a idade avança.
Por isso, mais uma vez: fazer a lição de casa desde jovem mantendo a atividade e tendo boas noites de sono vai atuar na qualidade de vida e boa saúde da coluna.
A parte emocional carrega uma boa parcela da responsabilidade ao lidar com dores, controlar as preocupações, o estresse e procurar manter o bom humor deixa os hormônios correspondentes em níveis benéficos para a percepção da dor na coluna.
Em outras palavras, fazer o que gosta e se divertir é aquele remédio que não se vende por aí.
Para concluir, uma boa notícia: o mal crônico da coluna não é um atestado definitivo.
A questão é atacar um tratamento integrado visando o bem-estar completo, juntamente a outras recomendações médicas, como a própria quiropraxia e a massoterapia.
Vamos nos movimentar (com consciência) em direção à saúde plena?
*ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.