DOENÇAS MENTAIS - STRESS

Voltar
Julho de 2019

A corrente favorável à saúde física vem sendo consolidada e já dispõe de inúmeras modalidades para a sua prática e manutenção. Felizmente, o bem-estar físico estende seus benefícios para outras áreas. O relaxamento, satisfação, felicidade e demais sensações prazerosas atingem a corrente sanguínea e podem proporcionar plenitude para a saúde mental, por exemplo.

Atualmente, observa-se uma escalada de distúrbios emocionais e mentais, decorrentes de questões relacionadas às pressões e dificuldades vivenciadas no dia a dia. O stress é o acometimento mais comum, podendo ser responsável por consequências severas à saúde geral. Vamos conhecer como lidar com esta doença?  

Sinais importantes

A vida familiar, acadêmica e/ou profissional propicia diversas situações de contentamento. Por outro lado, também existe a exposição diante daquelas difíceis de enfrentar. Na esfera profissional, o brasileiro foi qualificado como o segundo povo mais estressado, de acordo com a Associação Internacional do Controle do Stress, atrás apenas dos japoneses.

Cansaço, irritabilidade, sentimento de solidão e abandono, ganho de peso, falta de concentração, dores musculares, queda na libido, falta de energia, tontura, náuseas, taquicardia e dores no peito são sintomas que, isolados ou combinados, merecem atenção. Boca seca, excessiva queda de cabelos e gastrite ou úlcera podem ser outros indícios.

Além disso, desenvolver hábitos como roer as unhas ou excesso no consumo de álcool também podem acender o sinal de alerta.  

Tipos de stress, combate e prevenção

Existe uma classificação de acordo com a gravidade. Iniciando com algo momentâneo, em reação a uma situação (agudo), podendo ser observada a sua repetição (agudo episódico), chegando até a uma frequência incômoda - crônico.

Buscar qualidade de vida deve ser uma meta para todos. Uma rotina saudável que inclua sono reparador, atitude positiva, dieta equilibrada, exercícios físicos, relações sexuais, lazer, diversão e riso pode minimizar e até mesmo evitar o surgimento do stress.

Entretanto, ao identificar possíveis problemas decorrentes do stress, pode-se adotar algumas medidas importantes.

Saber apontar o motivo causador pode significar assumir o controle para evitar futuras crises. Procurar descansar, andar para refletir e construir relacionamentos benéficos tende a aliviar a pressão.

Alimentos ricos em triptofano (peixes, ovos, tofu, chocolate amargo, nozes, linhaça, aveia, peru, castanhas, leguminosas - soja, lentilha e feijão azuki, arroz integral, semente de abóbora e levedo de cerveja), aminoácido que atua na redução de marcadores bioquímicos do stress, são altamente recomendados.  

O stress pode ser um aliado

O desequilíbrio do organismo deve ser evitado a todo custo. Porém, vivenciar breves e inevitáveis situações de stress libera doses de hormônios benéficos ao corpo. O aporte extra de energia desencadeado traz maior resistência à dor, concentração, capacidade de raciocínio rápido e sociabilidade.

Ironicamente, a preocupação diante de um problema coloca nosso sistema em estado de alerta, aumentando o nível de memorização, foco e poder de decisão para enfrentá-lo. De qualquer forma, não permitir que o stress se estabeleça breca a possibilidade de desenvolver doenças cardíacas, esgotamento e outras condições nocivas e desagradáveis.

Terapias que já provaram a sua efetividade são cada vez mais indicadas para lidar e diminuir quadros de stress, das simples às mais elaboradas. Falamos de uma mera respiração profunda, massagens, meditação e a prática do yoga.

Embora o celular e a TV funcionem como válvulas de escape para o estresse diário, evite usar esses equipamentos na hora de ir para a cama

Seja em casa ou no trabalho, manter o local organizado contribui para a redução do estresse e ajuda a gerar uma sensação de bem-estar e conforto.

A serenidade torna o mundo um lugar mais humano e harmonioso. Busque sempre o caminho do equilíbrio!

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: