O modelo de trabalho híbrido

Voltar
Maio de 2022

O que significa o modelo híbrido?

O modelo híbrido é uma jornada de trabalho na qual permite que o colaborador possa realizar suas tarefas parcialmente dentro e fora da empresa, sendo uma alternativa para as empresas que não querem aderir totalmente o modelo home office. Depois de dois anos de pandemia, com a queda avançada da doença e a volta das atividades normais, esse modelo é uma das principais aptidões para as empresas em 2022.

De acordo com a pesquisas realizadas recentemente, o modelo de trabalho híbrido poderá ser usado por um percentual considerável das empresas entrevistadas. Esta mudança também passará por uma evolução de regras e conceitos nas empresas, ou seja, antes da pandemia, eram poucas as empresas que contavam com políticas estruturadas de trabalho remoto, e as que o praticavam ofereciam como um benefício.

Hoje o cenário é desafiador, pois as empresas terão que se adequar a este modelo de trabalho e aderir a um modelo de contratação que visa à manutenção da produtividade e à valorização das vivências pessoais e profissionais, dentro e fora do escritório.

Como implementar o trabalho híbrido na empresa?

Um dos principais desafios é a comunicação interna, para que este modelo funcione de maneira adequada, fazendo com que todos devam seguir a mesma linha sobre as regras, operações e perspectivas deste modelo de trabalho para uma boa prática na sua execução.

A empresa deve disponibilizar ferramentas fundamentais e, principalmente, ter em mente que nem todos os colaboradores terão recursos essenciais para trabalhar em home office. Por essa razão, primeiramente, a empresa deve fazer os levantamentos necessários, ou seja, é de extrema importância explicar aos funcionários que este novo modelo de trabalho terá seus erros e acertos nos primeiros momentos, cheio de aprendizados e evolução, e também deixar claro seus benefícios.

Contudo, para o sucesso é imprescindível criar estratégias como: qual será a ferramenta principal para a gestão; quais os melhores dias da semana para reunir toda a equipe ou parcial presencialmente na empresa; se todos os colaboradores manterão a jornada juntos ou será necessário um revezamento de equipes; entre outros fatores. O modelo híbrido pode ser difícil no começo, mas com a ajuda da tecnologia, ferramentas essenciais, boa gestão e trabalho em equipe de todos os membros, se tornará com o tempo, fácil reorganizar a empresa tornando-a mais flexível.

Mas afinal, quais as vantagens deste modelo para as empresas?

O modelo híbrido é bastante vantajoso tanto para as empresas quanto para seus colaboradores. Das vantagens, as mais claras é a redução dos custos da empresa, como: luz, água, telefonia, internet, vale transporte e até mesmo aluguel (pois tem empresas que preferem utilizar as Co-Working ou escritório compartilhado como estratégia). Com isso o dinheiro em caixa aumenta e pode ser aplicado em outros elementos.

Uma vez que não existe o deslocamento até a empresa, trabalhar em casa economiza muito mais tempo e menos estresse no dia a dia. Com isso, tente-se um efeito direto na produtividade e criatividade, uma vez que o conforto de trabalhar em modelo híbrido gera disposição para a realização do trabalho.

O trabalho híbrido também possui a vantagem de obter um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. O resultado é uma maior produtividade em ambas, ganho de qualidade de vida proporcionando flexibilidade para decidir de onde irá trabalhar, motivando ainda mais o colaborador para a realização de suas tarefas da empresa e assim obter uma maior retenção e atração de talentos.

 

E suas desvantagens?

Tanto para as empresas quanto para os colaboradores existem muitas vantagens ao aplicar o modelo de trabalho híbrido, como citados acima. Mas também existem algumas desvantagens. Para obter sucesso na aplicação deste paradigma, a empresa precisa de um esforço maior para manter em segurança os seus dados internos.

Assim como não podem ocorrer falhas na hora de passar informações do que foi decidido nos dias presenciais para quem estava em home office, gerando assim uma preocupação maior da gestão com um conceito de liderança avançada. Além disso não se pode deixar oscilar a relação e o distanciamento interpessoal dos colaboradores, já que eles não terão mais um convívio diário.

Diante deste contexto, o melhor é que as vantagens sejam mais estudadas e praticadas, e as desvantagens mais vigorosamente aprimoradas.

Conclusão:

O modelo de trabalho híbrido é carregado de desafios diários para as empresas, líderes de equipe e gestores. Porém foi visto que é uma tendência de trabalho do presente e para o futuro.

Conclui-se que para este modelo ser de excelente sucesso para a empresa é indispensável seu bom planejamento, comunicação de qualidade e, principalmente, o investimento para a segurança das informações e dispor de uma estrutura adequada para o home office de seus colaboradores. Sendo assim as dificuldades não podem superar as vantagens e seus benefícios.

Com um bom planejamento estratégico para a mudança e adquirir as melhores ferramentas para seus colaboradores, o sucesso é garantido!
Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: