SEGURO GARANTIA: INSTRUMENTO PARA GARANTIR AS OBRIGAÇÕES ASSUMIDAS EM CONTRATO

Voltar
Agosto de 2019

Assinar um novo contrato é, ao mesmo tempo, motivo de alegria e de preocupação. Se, por um lado, acordos comerciais geram lucros, por outro, remetem a riscos e obrigações assumidas entre as partes. . É por isso que todo empresário necessita avaliar os riscos envolvidos em cada negócio e exigir as garantias necessárias para garantir o contrato. . . 

O que é o Seguro Garantia?

O Seguro Garantia é uma apólice que garante o fiel cumprimento de uma obrigação do contratado (Tomador) junto ao contratante (Segurado) em contratos privados e/ou públicos. Assim, se as obrigações previstas no contrato entre as partes não forem honradas, a Seguradora será acionada para honrar o inadimplemento do Tomador. 

Como é a contratação de um Seguro Garantia?

A AIO Corretora  oferece apólices de Seguro Garantia das melhores seguradoras presentes no mercado brasileiro. E cada uma delas têm suas especificações, tanto para a contratação quanto para a cobertura. Portanto, para uma informação precisa, clique aqui e peça uma cotação. Nossos corretores buscarão as melhores opções disponíveis para a sua necessidade. 

A apólice envolve três partes: o Tomador (empresa contratada que assume as obrigações), o Segurado (empresa contratante) e Seguradora (parte garantidora de acordo com os termos da apólice).

E como a apólice funciona?

Antes da emissão de qualquer apólice de Seguro Garantia, a Seguradora analisa as qualidades do tomador a ser garantido, sua idoneidade, organização, capacidade técnica e financeira. Aprovada a capacidade para o Tomador, a Seguradora analisa o contrato, suas cláusulas e condições, preço e prazo. Aí sim, com base nas obrigações contratuais, a apólice será emitida para garantir o Tomador com relação as obrigações assumidas no contrato.

O Tomador é a parte que está sendo garantida pela apólice. Já o Segurado é a parte que será ressarcida pela Seguradora, caso a apólice seja acionada, pelo inadimplemento do Tomador.

Existem outras vantagens em contratar um Seguro Garantia?

São tantas as vantagens que a procura pelo Seguro Garantia aumenta a cada ano. Só em 2018 houve um crescimento de 55% na quantidade de apólices compradas, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Uma das vantagens do Seguro Garantia é que ele é muito mais barato que outros modelos de caução, como a fiança bancária. Além disso, o limite de crédito do tomador não fica preso, como acontece na fiança bancária. Ele pode usar os recursos para manter a saúde do fluxo de caixa da empresa e fazer novos investimentos. 

Existe mais de um tipo de Seguro Garantia?

Sim. Existem diversas modalidades de Seguro Garantia. E antes de listar tais modalidades, importante reforçar: a apólice não é exclusiva da relação entre empresas privadas. Ela também pode ser utilizada para caucionar uma licitação junto ao órgão público, por exemplo. 

Bom, são diversas modalidades no Brasil:
- Seguro garantia do licitante;
- Seguro garantia do executante construtor, executante fornecedor e executante prestador de serviços;
- Seguro garantia de retenção de pagamentos;
- Seguro garantia de adiantamento de pagamentos;
- Seguro garantia imobiliário;
- Seguro garantia judicial 
- Seguro garantia de perfeito funcionamento;
- Seguro garantia de manutenção corretiva;
- Seguro garantia para concessão
- Seguro garantia aduaneiro;
- Seguro garantia financeira.

Peça uma cotação de Seguro Garantia!

Um dos 7 Degraus da Saúde é, justamente, a saúde financeira. A vida fica mais simples, equilibrada e prazerosa quando conseguimos afastar do cotidiano as preocupações com dinheiro. Uma boa forma de conquistar esta tranquilidade é protegendo suas relações comerciais. Clique aqui e fale com nossos corretores . Peça agora mesmo uma cotação de Seguro Garantia para seus negócios mais importantes. É uma decisão estratégica que só trará benefícios!

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: