Diversas vezes sou surpreendido por clientes que adoram encher a boca para falar: “tenho seguro há mais de 10 anos e nunca usei. Nunca usei mesmo!”
Eu particularmente adoro quando isso acontece. Gosto de responder com uma brincadeira e vejo que o jeito mais fácil de tentar passar uma reflexão: “vamos fazer o seguinte então, vamos cancelar seu seguro por 2 semanas e aí você vai experimentar dirigir na Marginal, caminhar na rua, fazer sua atividade física favorita... vamos ver como você vai se sentir.” Pra quem não é de SP, Marginal é uma grande avenida que corta a cidade com diversas faixas e enorme fluxo de veículos e muitas, muitas motos. Um verdadeiro teste para qualquer motorista e quem conhece sabe do que estou falando muito bem.
A resposta é sempre a mesma: “ah não, aí não dá né. Não posso ficar sem seguro!”.
É exatamente isso, no final do dia você usa seu seguro todos os dias e não sabe. Seguro auto, residencial, seguro saúde, etc. Você usa todos os dias para ficar tranquilo e curtir sua vida.
O fato é que não basta simplesmente ter um seguro, um seguro bem contratado é fundamental para o momento que você mais precisa: o sinistro. Isso mesmo, acidentes acontecem quando você menos espera e dos mais variados jeitos, e é aí que aquele papel chamado apólice tem que funcionar.
O segurado precisa entender e avaliar os riscos, definir quais riscos serão assumidos, quais serão mitigados de alguma forma, bem como quais riscos serão transferidos para um seguro. Desta forma é possível buscar a apólice apropriada para seu apetite de riscos, seja uma pessoa física ou até mesmo uma empresa.
Obviamente que a profundidade e a complexidade das análises são maiores quando estamos falando de empresas, onde as variáveis podem ser inúmeras. Inclusive a profissão Gerente de Riscos e Seguros tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, geralmente se reportando direto para o CFO.
Pessoa física ou jurídica, não importa. O que realmente importa é sempre ter um profissional qualificado para te acompanhar nestas tarefas de riscos e seguros. A figura do corretor qualificado para analisar riscos e buscar seguros apropriados é fundamental, inclusive é o pilar onde a ĀIO Corretora foi criada: entregar tranquilidade aos nossos clientes através de um atendimento boutique.
Conhecer o mercado, conhecer os produtos, coberturas, clausulados, buscar novas soluções, novas tecnologias, custos competitivos... tudo isso vai fazer com que o seguro contratado esteja aderente com as suas necessidades.
Como você contrata seus seguros? Tem um corretor parceiro de confiança, com experiência e comprometido para entregar as melhoras soluções?
Quer ter uma experiência diferenciada na gestão de seguros? Entre em contato com nosso time e conheça nossos serviços!