Saúde Mental

Voltar
Setembro de 2022

Antes de iniciar este artigo, que tal algumas perguntas para reflexão?

- Como está sua saúde mental?

- Como está a saúde mental daqueles que estão ao seu redor?

- A saúde mental impacta diretamente no lado profissional?

- Existe definição para uma boa saúde mental?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que não temos uma definição concreta para este termo, mas podemos dizer que: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência da doença”. Isso pode  ser relacionado a momentos que passamos por algum tipo de mudança em nossas vidas, grandes desafios ou quando somos exigidos mais que o normal. Independentemente do desafio, precisamos entender o nosso equilíbrio para mantermos a nossa saúde mental. O Difícil mesmo, é entender, de fato, onde está esse equilíbrio.

Um dos desafios encontrados pelos órgãos de saúde é acabar com o paradigma de que, pessoas que sofrem algum tipo de transtorno mental são, muitas vezes, excluídas do ambiente social e chamados de loucos ou até “frescuras”. Portanto é preciso ter informação e educação para acabar com o preconceito da sociedade.

Alguns desses transtornos são: depressão, ansiedade, fobia, bipolaridade, distúrbios alimentares, sim, distúrbio alimentar está relacionado a saúde mental. Muitos não levam a sério, outros acham que é só tristeza, ou até mesmo que o indivíduo quer chamar atenção, mas os transtornos mentais estão presentes em nosso dia a dia e precisam ser diagnosticados, tratados e aceitos por quem está próximo.

Podemos afirmar que a depressão é um dos transtornos mais comuns, caracterizada pela preocupação com o tempo passado gerando um sentimento de tristeza profunda, e desinteresse por todas as atividades do dia. O sentimento de tristeza é tão grande que leva uma variedade de problemas comportamentais, como: falta de apetite, baixa concentração, insônia, autoestima e o mais preocupante de todos são os pensamentos suicidas. E por falar nisso, setembro é amarelo! Mês da campanha brasileira da prevenção ao suicídio e da valorização da vida. Todos juntos pela vida!

Outro sintoma muito comum é a ansiedade, que foi potencializada com a pandemia de Covid-19. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o primeiro país do mundo a ter o maior número de casos de ansiedade. Ela é caracterizada pela preocupação e medo com o tempo futuro, como se estivesse em estado de alerta toda hora. Os sintomas são: suor em excesso, ataque cardíaco, sensação de cansaço e falta de ar. Pôr fim a fobia é um tipo de perturbação da ansiedade caracterizada por medo ou a versão persistente a uma situação ou objeto. Temos muitos tipos de fobias, entre elas:

- agorafobia (medo de multidões, espaço social)

- fobia social (medo de interação com outras pessoas)

- claustrofobia (medo de espaços fechados, como elevadores)

 

E no trabalho?

Dizem que passamos mais tempo no trabalho do que em casa, portanto a convivência com os colegas de profissão muitas vezes, acabam sendo mais intensas. Devemos ficar ligados no comportamento dos outros e caso algo de estranho seja notado, não basta perguntar se está tudo bem. O ideal é se aproximar e transmitir confiança para que a outra parte possa se abrir.

Lembrando que a depressão é uma doença silenciosa e que ninguém sai gritando seus problemas por ai, não é mesmo? Por isso esse gesto de reciprocidade e compaixão acaba sendo essencial e pode salvar vidas.

O que mudou nos últimos anos?

Com o cenário dos últimos anos não foi só o mundo tecnológico que evoluiu. As doenças mentais se tornaram visíveis e comuns levando inclusive ao “Burnout”. Quantas pessoas você conhece que tiveram que ser afastadas? Ao mesmo tempo que o problema cresceu as soluções também vieram a tona trazendo mais “normalidade” ao assunto. O conteúdo foi disseminado e o assunto “Saúde Mental” estava na boca do povo.

Muitas empresas começaram a investir em Psicólogos para os seus colaboradores. Aplicativos de teleatendimento no ramos foram criados e inclusive um projeto de lei no qual as empresas com 100 ou mais empregados, sempre que possível, deverão contratar psicólogo para atendimento de seus empregados, isso mesmo, é o projeto (PL 642/2022) que inclui essa determinação na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Outro ponto que foi completamente afetado foi a jornada de trabalho. Diversas metodologias que antes eram banalizadas agora se tornam praticamente obrigatórias tais como Home-office e trabalho remoto. Agora é possível alinhar a “Empresa dos Sonhos” com o “Lugar dos Sonhos” para morar. E não para por ai, as grandes empresas ainda testam diversas outras metodologias como jornada de 4 dias úteis e o “Horário Livre”. Tudo isso visando a saúde e bem-estar do colaborador. E aí, será que vai dar certo?

 

 Agora, você sabe o que todos esses transtornos mentais têm em comum?

Todos possuem tratamentos médicos cada vez mais avançados que incluem medicamentos, psicoterapias ou uma combinação dos dois.

Pequenos atos ou ações podem manter a saúde mental em dia e podem provocar grandes mudanças positivas na mente e no corpo. A saúde mental não pode estar desconectada com a saúde do corpo, porque saúde é uma só. Estude mais sobre o assunto, o conhecimento faz você manter uma rotina e estabelecer um horário para cada coisa no seu dia a dia.

Um boa noite de sono também é um progresso biológico necessário para o bom funcionamento da saúde física e mental, assim como os exercícios físicos e a alimentação equilibrada.

Tente diminuir as atividades que te causam estresse, recordando que nunca acabará e é algo positivo para a produção de hormônios, mas em excesso isso pode causar sensações desagradáveis para nosso corpo e mente. E lembre-se, não se isole. Para este processo é importante sempre procurar ajuda e se abrir com quem te quer o bem.

Saúde mental é coisa séria e estamos aos poucos evoluindo sobre o entendimento do assunto. Ao sentir qualquer sintoma citado, não tenha medo de consultar um médico. Aprenda a aceitar e compreender suas emoções

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: