A importância da Saúde Mental e Emocional nos dias atuais

Voltar
Setembro de 2020

Quantas vezes você já se pegou pensando em sua saúde mental? Você faz algo para cultivar a sua qualidade de vida ou se dedica somente as obrigações?

O mês de setembro foi escolhido para o #SetembroAmarelo onde anualmente lembrarmos da importância de discutirmos a prevenção ao suicídio, um dado curioso que nem todos sabem é que 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados, dado divulgado pela OMS.

A importância da Saúde Mental e Emocional nos dias atuais _2_

Como cuidar de nossa saúde mental e emocional

As vivências e experiências emocionais das pessoas influenciam profundamente a saúde e a doença. É fato, somos seres sociais cuja saúde ou doença nos impacta furtivamente, um exemplo bem apropriado é quando reprimimos emoções e quando revidamos situações que nos causam aborrecimento; o controle emocional diante dessas situações corriqueiras são fundamentais para o nosso equilíbrio mental e a preservação da nossa saúde mental, ainda mais em tempos de confinamento social, onde somos exigidos a todos instante.

Entretanto, algumas dicas podem ajudar você a evitar a ansiedade e o stress.

Organize seus horários: Procure ao máximo estabelecer uma rotina para suas tarefas como: estudar, trabalhar e praticar exercícios físicos.

Evite informações em demasia: Excesso de notícias negativas e este mar aberto de informações a cada segundo podem propagar a ansiedade; opte por programas positivos e que tragam crescimento.

Faça o que te dá prazer: Procure realizar atividades que você goste e que te façam relaxar. A principal dica para manter a saúde mental é o seu autocuidado. Isso significa se concentrar mais em fazer coisas que te façam bem e que você goste, para se sentir mais feliz, pleno e com qualidade de vida.

Pratique um hobby: praticar atividade física, mesmo em casa, meditação, um bom livro são elementos que ajudam a relaxar no dia a dia. Sua paciência e tolerância agradecem!

Acho que estou com depressão, o que fazer?

Ao suspeitar que está com depressão você deve procurar um especialista médico, reconhecer que precisa de ajuda é o primeiro passo.

No portal do Ministério da Saúde você encontra informações para entender melhor o que é a depressão, as suas causas, fatores de riscos, sintomas, tipos de diagnósticos, como procurar tratamento e como prevenir a depressão. Leia sobre tudo isso aqui.

Esperamos que esse artigo tenha feito você repensar em sua saúde mental e emocional, quando cuidamos de nós mesmos tudo fica mais leve.

Invista em sua saúde, ela é o seu maior patrimônio!

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: