SAÚDE BUCAL

Voltar
Outubro de 2019

A impressão dental, assim como a digital, é única para cada indivíduo. O esmalte, camada que reveste a superfície dos dentes, carrega uma singularidade.  

Alguns cuidados com a sua saúde bucal são tão importantes quanto a sua saúde em geral. Abrir mão da rotina diária dos cuidados com a saúde bucal, afeta não só no surgimento de cáries, gerada pelas placas bacterianas, como também pode levar a outras complicações.  

A saúde bucal influência e afetada o equilíbrio do organismo como um todo, estando ligada ao controle de alguns males.  

Vamos reforçar as medidas benéficas para a boca e o sorriso?  

A combinação do cuidado diário e o consultório odontológico

A higiene realizada todos os dias, por meio da escovação suave e utilização do fio dental após as refeições e antes de dormir, ao menos 3 vezes ao dia, continua sendo a dica básica.

Lembre-se sempre de trocar a escova a cada três meses e invista em limpadores específicos para limpeza da sua língua após cada escovação.  

Grande parte dos problemas bucais pode ser evitada ou minimizada com a adoção desta simples prática.  

A complementação perfeita se dá pelas visitas periódicas ao dentista.

Além de observar a saúde geral da boca, realiza limpeza e remoção de tártaro e placa, identificação e controle de gengivite, possíveis cáries e outros. Além disso, quaisquer tratamentos necessários mais complexos, como canal, extrações e cirurgias diversas, garantem a estabilidade de uma boca saudável.  

Perda óssea: sinal de alerta

A não manutenção da saúde bucal pode levar a problemas mais crônicos.

A periodontite, inflamação gengival comum, pode evoluir para quadros severos de tártaro, fratura e perda óssea dentária, o último estágio, pelo qual 75% da população brasileira sofre em maior ou menor gravidade, de acordo com um estudo da Universidade de Campinas.  

Pessoas acima dos 45 anos de idade e mulheres - por conta da menopausa e outros fatores hormonais - estão, geralmente, mais sujeitas ao problema.  

O diabetes, o tabagismo e o bruxismo, para o qual existem as placas que são utilizadas durante o sono, possuem relação direta com a doença, a qual se desenvolve a partir da destruição de estruturas dos dentes, da gengiva até os ossos, por microrganismos em profusão.  

A prevenção obtida por meio do costume da higienização diária é a base para a saúde bucal. Diversas doenças podem ser evitadas desta forma, mas também é imprescindível o auxílio do acompanhamento regular realizado pelo dentista.  

Quando foi a sua última visita ao dentista?

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: