SARAMPO MATA? QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DOENÇA QUE ESTÁ ASSUSTANDO O BRASIL?

Voltar
Setembro de 2019

O sarampo, uma doença que muitos de nós nem lembravamos que existia, mata sim. Neste ano, até o dia 13 de setembro, a doença havia vitimado quatro pessoas. Três delas eram crianças com menos de 1 ano de idade e a outra era um homem de 42 anos. Nenhuma era vacinada contra a doença. E o Ministério da Saúde confirmou a ocorrência de 3.339 casos de sarampo em 16 estados. São Paulo é, disparado, o lugar com o maior surto ativo da doença, concentrando 97,5% dos casos confirmados.  

Nestes 16 estados, ainda foram notificadas 24 mil situações suspeitas, das quais 73,8% estão em investigação e 12,3% já foram descartadas. O Ministério da Saúde enviou 19,4 milhões de doses da vacina tríplice viral para os postos de saúde. Ela fornece proteção contra sarampo, caxumba e rubéola. 

Como se prevenir do sarampo?

A vacina é a principal proteção contra a doença. No caso de crianças que ainda não foram vacinadas, o ideal é que elas não fiquem em contato com pessoas que estejam com os sintomas do sarampo.

Quais são os sintomas do sarampo?

Fique atento se estiver com febre, tosse persistente, conjuntivite, coriza e fotofobia (condição em que não se consegue olhar diretamente para a luz). Estes são os sintomas iniciais do sarampo. Entre o segundo e o quarto dia, eles se agravam e surgem outros sinais da doença, como cansaço e manchas avermelhadas. Nem precisamos dizer que, se estes sintomas aparecerem, você deve imediatamente procurar um médico. 

Quais são os sintomas do sarampo em bebês?

Um bebê com sarampo fica mais irritado. Carinho, leite, comida, atenção, brinquedos, soneca... nada o deixa feliz. Ao mesmo tempo, surge uma febre alta, em torno de 39°C, e após três dias aparecem erupções rosas nos braços e nas pernas. Não espere por essas erupções. Se a febre estiver alta e não regredir, procure um pediatra.

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo!

O surto da doença fez o Ministério da Saúde se unir às secretarias estaduais e municipais de saúde para promover uma campanha nacional de vacinação, que será realizada em duas etapas:

- De 7 a 25 de outubro, serão vacinas crianças de 6 meses a 5 anos de idade. O Dia D – dia da mobilização nacional – será em 19 de outubro.
- De 18 a 30 de novembro, serão vacinados os adultos entre 20 e 29 anos de idade. O Dia D será o último da campanha, 30 de novembro. 

Cuide da sua saúde!

Se você acompanha o blog da AIO Corretora, sabe que estamos sempre alertando para a importância da prevenção contra doenças. Você já leu nosso artigo sobre os 7 Degraus da Saúde? Sabe como faz diferença ter uma alimentação saudável?  E como sua vida melhora ao praticar esportes? Cuide da saúde para envelhecer com qualidade!

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: