RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL DA ÁREA MÉDICA

Voltar
Outubro de 2018

A expansão dos planos de saúde, odontológicos e seus procedimentos (confira também este artigo publicado em nosso Blog sobre atualização de coberturas em 2018) possibilita o aumento da demanda por parte dos pacientes.

Do outro lado da mesa, os profissionais da área da saúde já superaram a marca de 1,5 milhão, englobando médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e biomédicos. O número de instituições particulares, entre hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios está próximo da ordem de 300 mil.

Índice de ações movidas disparou nos últimos anos

O aumento no volume de atendimentos evidenciou outra questão preocupante: a elevação da ocorrência de erros médicos.

Assim, como consequência, temos observado a escalada de ações na justiça, sobretudo contra cirurgiões plásticos estéticos e obstetras. Apenas considerando a cidade de São Paulo como exemplo, foi verificado crescimento de 101% no montante de processos, entre os anos de 2013 a 2017.

Seguro Responsabilidade Civil Profissional da Área Médica

Para compreender o risco expressivo ao qual o segmento da saúde está exposto, bem como oferecer proteção, esta modalidade de seguro se mostra importante e necessária. Sua cobertura cobre falhas profissionais ocorridas durante a prestação de serviços profissional ou instituição de saúde, uma vez que oferece garantias ao indivíduo ou entidade.

Erros em diagnósticos e falhas médicas, imperícia, negligência, imprudência, intoxicações alimentares e infecções hospitalares compõem a relação de circunstâncias seguradas.

As coberturas básicas compreendem indenizações, acordos, custos de defesa e de restituição de imagem. Além disso, há coberturas adicionais tanto na modalidade individual quanto institucional. Estão excluídas do seguro as seguintes situações: ato doloso, prática sem licença profissional, quaisquer fatos anteriores à vigência da apólice, atos sem vínculo com a atividade profissional ou também fora de sua área de atuação.

Garantias e tranquilidade para o bom exercício profissional

A minimização e proteção contra os riscos inerentes à atividade são conseguidas por meio da contratação do seguro.

A devida defesa judicial e possibilidade de reparação na ocasião de processo contra médicos, dentistas e outros fornece o suporte necessário ao indivíduo ou instituição de saúde, trazendo fundamental segurança.

Nossa equipe de especialistas está pronta para eliminar quaisquer dúvidas e detalhar tudo sobre esta categoria de seguro.

Consulte-nos!

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: