PREVENÇÃO DA OBESIDADE

Voltar
Dezembro de 2019

A ausência de sobrepeso ou obesidade permite que o indivíduo desfrute mais plenamente a vida. A incidência de problemas ósseos, circulatórios e outros por conta do excesso da massa de gordura corporal deixa de ser um problema.

Em seu lugar, a vitalidade e a disposição propiciam com mais facilidade o alcance de metas e objetivos.

A obesidade já vem sendo tratada como uma questão de saúde há algum tempo. Ainda assim, o número de pessoas - inclusive crianças - acima do peso não para de crescer.

A conscientização pela escolha por uma vida saudável é uma decisão pessoal, mas também da família, sobretudo para os pequenos. Quanto antes, melhor.  

A realidade brasileira

Ainda que o mercado fitness esteja em expansão, nota-se também dados apontando o aumento da obesidade. Estima-se que em 2025 o Brasil ocupará o quarto posto mundial, com 33 milhões de indivíduos acima do peso.

Direcionando para a infância, a curva segue o mesmo ritmo. A grande preocupação reside no fato de que uma criança obesa carrega chances de 50-80% de permanecer um adulto jovem obeso. Em contrapartida, aquelas que possuem o peso adequado têm menos de 10% de probabilidade.

A obesidade na gravidez, é ainda mais preocupante. Nessa fase da vida da mulher está a pré-eclâmpsia, condição caracterizada pelo aumento da pressão arterial e pode trazer diversas complicações para a mãe e o bebê.  

Como exercitar a prevenção e manter um peso saudável

A obesidade pode trazer consigo diversos males perigosos, tais como diabetes, maior probabilidade de desenvolver algum tipo de câncer, doenças do coração e outros.

Faz-se necessária então a criação de uma rotina saudável, cujos benefícios são garantidos e duradouros.

Simples hábitos que contemplem sono reparador, hidratação constante principalmente por meio de água, alimentação balanceada e atividade física trarão excelentes resultados.

Também é  importante ficarmos atentos aos alimentos que parecem saudáveis mais não são como: Sucos de Caixinha – Barrinhas de Cereais – Biscoitos que se dizem integrais e temperos prontos. Acostume-se a ler os rótulos.  

Acompanhamento nutricional e esportivo

Algumas dicas servem para todos: evitar doces, alimentos gordurosos e processados, refrigerantes, bebidas alcoólicas, cigarro e derivados mantêm a boa saúde.

Contudo, tanto a medicina esportiva quanto a nutricional dispõem de métodos e práticas específicas para uma melhor resposta de cada indivíduo. Consultar os profissionais de cada segmento pode resultar em peso e saúde ainda mais equilibrados.

A iniciativa depende de cada um. Porém, uma mentalidade familiar que privilegie uma existência saudável, fará com que uma criança ou mesmo um adulto repliquem o comportamento benéfico.

A obesidade é uma questão de saúde pública. Adequar-se dentro de um peso sadio e favorável deve ser um objetivo. Esta atitude pode salvar vidas.

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: