NOVEMBRO AZUL

Voltar
Outubro de 2017

Há quase vinte anos, na Austrália, acontecia o primeiro ato desta importante campanha pela vida. Em 1999, um grupo de amigos decidiu começar a cultivar seus bigodes durante todo o mês de novembro, no qual comemora-se no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, por uma grande causa.

Batizada de Movember: Moustache (bigode) + November, e tendo como principal objetivo a conscientização da prevenção, diagnóstico precoce por meio de exames regulares e a arrecadação de fundos para doação às instituições engajadas, a campanha cresceu. Em 2004, com a participação em massa de todo o país, ocorreu a criação do Movember Foundation Charity.

Finalmente, o movimento expandiu-se pelo mundo. No Brasil, começou a ser discutido com mais visibilidade a partir de 2008, pelo trabalho conjunto do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia.

A cor azul, juntamente ao bigode, o qual pode ser também um adereço postiço usado por mulheres e homens, compõem os símbolos máximos da campanha Novembro Azul, a qual oficializou-se a partir de 2012.

A ĀIO Corretora abraça essa fundamental luta contra o sexto maior tipo de câncer em incidência no mundo, e segundo mais mortal entre os homens. Além da divulgação de informação, uma das maiores armas no combate à doença, toda a nossa comunicação durante o Novembro Azul vem representada com o bigode.

A prevenção ainda é o melhor caminho

O perigo do silêncio da doença reforça a necessidade de prevenção e visitas regulares ao médico (com a realização periódica de exames complementares de toque e de sangue), com início por volta dos 45 anos de idade, e ainda antes caso haja histórico de câncer na família. Não há sintomas aparentes na fase inicial, os quais só manifestam-se na fase mais avançada.

Os principais sintomas: vontade urgente e repentina de urinar, muitas vezes com dificuldade. Também a diminuição do jato urinário, com aumento da frequência, além de dores corporais e ósseas e insuficiência renal.

Alguns hábitos saudáveis atuam essencialmente na diminuição do risco de incidência da doença. São eles: atividade física por pelo menos 30 minutos ao dia, cinco vezes por semana, auxiliando no controle do peso corporal e combate ao sedentarismo. Dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos e cereais. Evitar gorduras, sobretudo de origem animal, o consumo de álcool e abolir o cigarro, um dos maiores inimigos para a saúde.

Vamos ajudar a propagar o Novembro Azul?

A adesão maciça da população e empresas com grande alcance e poder de comunicação elevam a campanha a novos patamares e salvam vidas. Monumentos do mundo todo já foram e serão novamente iluminados pela cor azul durante o mês de novembro.

Geralmente, homens são mais resistentes ao ato de cuidar preventivamente de sua saúde, quanto mais visitar seu médico regularmente, e realizar certos tipos de exames, como o de toque. A mudança destes hábitos é a chave para o aumento de chances de cura do câncer de próstata. Em 95% dos casos, descobre-se a doença em estágio demasiadamente avançado.

Cerca de 1 em cada 6,5 homens é atingido pelo câncer de próstata. Portanto, não perca tempo. Mostre este artigo para o seu pai, seu avô, seu tio, seu amigo, ou colega de trabalho, e tenha uma importante conversa. Compartilhe informação. Deixe o seu bigode ser o mensageiro dessa campanha. Use o adereço, e deixe a cor azul chegar ao máximo de pessoas. O Novembro é Azul.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: