Dica do Kevin - Juntos contra a dengue
Cuidado com a dengue
A dengue está se tornando um problema cada vez maior. O número de casos vem aumentando alarmantemente. É importante que todos nós nos engajemos na luta contra essa doença!
Passos para a prevenção
O governo federal lançou recentemente a campanha Dez minutos contra a dengue. O conteúdo sugere ao cidadão que separe dez minutos por semana para o combate à dengue, já que cerca de 75% dos criados estão nos domicílios.
- que as caixas d`água certifique-se e outros reservatórios de água estejam tampados
- Retire ou outros tipos de sujeira que possam gerar acúmulo de água nas calhas
- Guarda pneus em locais cobertos
- Guarde garrafas com a boca virada para baixo
- Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamento de água
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios
O ano de 204 pode enfrentar o dobro dos casos de 2023
Até ao momento, o país já contabilizou 973.347 casos prováveis da doença em 2024, dos quais 7.771 foram considerados graves, apresentando sinais de alarme:
- A faixa etária de 0 a 14 anos correspondeu a 6.420 ocorrências prováveis. Em crianças, a dengue pede atenção redobrada de pais e responsáveis na observação de mudanças físicas e comportamentais.
- O número de casos em 2024 já equivale a 80% do total em 2015, o pior ano desde 2000, quando foram registradas 1.688.700 infecções. Para especialistas, no entanto, o pico da doença no país ainda está por vir, ou seja, o cenário pode se agravar.
- Segundo o Ministério da Saúde o Brasil já registrou 1.342.086 casos de dengue esse ano. 363 pessoas morreram e outras 763 mortes estão em investigação.
Ao todo 11 unidades da federação decretam emergência por causa da dengue: Acre, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amapá, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Talvez você não soubesse dessas informações:
O vírus também pode ser transmitido de humanos para mosquitos quando uma pessoa é infectada, podendo então um mosquito que não é da dengue transmitir a doença para outras pessoas. Apesar da queda de casos nas últimas semanas, o Brasil bate recorde de mortes, com 1.116 óbitos oficiais. No pior das situações, especialistas estimam 5 milhões de casos até dezembro. Março e abril são meses de preocupação em relação à prevenção do mosquito.
De acordo com especialistas o pico da dengue no Brasil ainda estará por vir. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue sendo o maior número de ocorrências no país.
Existem 4 tipos de dengue:
- DENV-1
- DENV-2
- DENV-3
- DENV-4
A dengue vem se espalhando pelas regiões Sul e Centro-Oeste, por conta dos aumentos climáticos extremos, como secas e inundações.
“ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS”