A insônia afeta a produtividade no seu trabalho?

Voltar
Janeiro de 2024

O impacto da insônia na produtividade do trabalho

Responda aqui, somente entre nós: você dorme bem todas as noites? Parabéns, você está entre os cerca de 28% dos brasileiros que proporcionam o prazer de uma noite de sono verdadeiramente reparador.

Para a grande maioria restante, o primeiro passo é parar de ignorar o problema e começar a tratá-lo. As consequências negativas são diversas e bastante devastadoras para a qualidade de vida. A rotina de todas as suas relações é afetada. Falta energia, apelo orgânico, memorização e disposição. A parte física é prejudicada, bem como a saúde de maneira geral. A imunidade, por exemplo, fica debilitada.

Inclusive, a produtividade profissional sofre uma queda importante. Como voltar a ter um dia pleno e produtivo? Venha entender como minimizar os impactos da insônia no dia a dia. Pare de viver desejando voltar para a cama desde o momento em que saiu dela!

O que caracteriza a insônia?

Atenção: 3 fatores que acontecem isoladamente ou ao mesmo tempo ditam a insônia:

  • Demora superior a 30 minutos para adormecer ao colocar a cabeça no travesseiro
  • Dificuldade para permanecer dormindo ao longo da noite
  • Frequentemente acordar mais cedo do que o previsto

 Quantas vezes isso ocorreu com você apenas na última semana? Espero que pouco ou nenhum. Agora, em caso positivo ou se convive com alguém que tem essas queixas, vamos aprender juntos como contornar este problema.

insonia_trabalho_sono_produtividade

Diferenças entre maus hábitos de sono e insônia

Sabendo das características acima, fica mais claro apontado o que pode ser modificado com um pouco de disciplina. Muitos hábitos saudáveis ​​​​​​​​à saúde e ao sono podem desempenhar papel crucial para as noites de insônia:

  • Alimentar-se precariamente e com horário próximo ao momento de ir se deitar
  • Sedentarismo
  • Rotina estressante, inclusive no trabalho, poucas ou nenhuma válvula de escape buscando o relaxamento
  • Consumir substâncias estimulantes (café, álcool, chá preto, cigarros) 
  • Não se desligue das telas (celular, tablet, TV, notebook) ao menos 1 hora antes de dormir a chamada higiene do sono e ainda trabalhar na cama
  • Negligenciar a qualidade do colchão e travesseiro - devem ser confortáveis, adequados ao seu peso e constituição corporal (como possíveis problemas de coluna e condições ortopédicas)

Construa um caminho mais saudável ao longo do dia e certamente terá condições mais previstas para uma boa noite de sono, evitando também a insônia. Então, é certo afirmar que a insônia pode ser uma consequência de mais escolhas em sua rotina.

Insônia x Ansiedade

Todos os hábitos descritos acima não colaboram de fato para uma boa noite de sono. É uma ansiedade, onde fica? Como um distúrbio emocional e mental, a ansiedade não é uma aliada que desejamos ter na hora de dormir. Note que pode influenciar diretamente nas 3 principais marcas da insônia: demora para conseguir dormir, acordar muitas vezes e antes do horário.

Portanto, para se distanciar da insônia é indicado controlar a ansiedade. E aqui, voltamos aos bons hábitos, sempre eles. Atividades físicas e relaxantes (veremos mais abaixo ótimas dicas para este fim) dão resultados significativos. Focar em uma tarefa por vez no trabalho (e na vida) pode ajudar na concretização de mais metas. Assim, transmitindo uma ansiedade.

Nota: em alguns casos, uma ansiedade pode precisar de ajuda médica.

O sono e o trabalho

Quais são os impactos desta combinação? De saída, o cansaço e a falta de energia para se concentrar e concluir tarefas são unanimidades. Você pode citar quantos mais? Antes, vamos entender a situação do cérebro de uma pessoa com sono.

calendário_da_saude_banner

 

Mecanismo do sono no cérebro

Durante uma noite de sono e seus diferentes estágios, a atividade cerebral e tantas outras funções são restauradas. É ali que são introduzidas as informações na memória, na aprendizagem e na capacidade mental é restabelecida. Tudo isto favorece o entendimento, o esclarecimento refinado, a tomada de decisões e como se lida diante de desafios e obstáculos diversos. Estas são situações-chave na rotina diária no trabalho. Quando há deficiência de horas de sono e também de qualidade do descanso, vemos diversas alterações cognitivas e hormonais em um indivíduo. Costumam afetar o humor, podendo causar desequilíbrio no relacionamento com os colegas, clientes e fornecedores e o apetite (no caso, a sua falta).

“Bêbado de sono”?

Cientificamente falando, a privação de sono prejudica a atividade dos neurônios. Isto ocasiona problemas na cognição, ou seja, distorce o modo de percepção e fato ao nosso entorno, exatamente como faz também o álcool. Com todos estes malefícios, as noites mal dormidas, sobretudo em sequência, causam sérios danos ao desempenho no trabalho.

 Os pontos mais percebidos:

  • Produtividade - como funciona um dispositivo com bateria fraca? As entregas perdem qualidade e passam a deixar de ser concretizadas.
  • Absorção de informações - com a memória comprometida, há dificuldade em aprender e reter novos conceitos.
  • Disposição - reinam o cansaço e a preguiça. O colaborador começa o seu turno somente pensando em voltar para casa. A criatividade raramente dá as caras.
  • Foco - concentrar-se é uma tarefa árdua. Qualquer ruído ou situação causa distração. Discussões construtivas e trocas de ideias passam a ser evitadas. Colegas e gestores passam a perceber esse comportamento.

 A situação tende a ficar complicada, pois o colaborador passa a criar uma autocobrança, o que amplifica seu estresse. Como não consegue descansar, a carga vai aumentando e todos os efeitos negativos vão se acumulando, gerando um efeito de bola de neve. Produtividade não é uma competição para atestar quem trabalha mais horas, até a exaustão. Mas aproveite o melhor tempo disponível, trabalhando com foco e disposição a fim de cumprir e até superar alguns prazos. Dormir bem ajuda a fornecer as ferramentas para atingir esse objetivo.

Por outro lado, a insônia afeta diretamente e afeta os índices de produtividade. A queda de rendimento e o aumento no número de dias ausentes, aqueles que dormem pouco adoecem 4-9 dias a mais do que os demais (de acordo com a revista Sleep) gerados para prejuízos financeiros, ao custo de 8 dias perdidos ao ano em produtividade .

insonia_sono

Quando é preciso partir para um tratamento?

Sofrer de insônia uma vez ou outra é bastante comum. Agora, se algo recorrente é preocupante. Tentou readequar muitos desses hábitos? Não trabalhou? Talvez seja o momento de procurar ajuda médica especializada. Mas o que fazer? Antes, vamos rever alguns e passar por outros lembretes que podem indicar ou não a presença de insônia:

  • Ser capaz de dormir em até meia hora x virar para lá e para cá e nada de adormecer
  • Acordar no máximo uma vez durante a noite x demorar para voltar a dormir a cada vez que acorda
  • Despertar com corpo e mente revigorados x já acordado com cansaço, dores e buscar cafeína o seu principal combustível para funcionar durante o dia

 Sente que precisa buscar outro caminho? Procurar fazer um estudo do sono pode trazer algumas respostas reveladas sobre o mecanismo de segurança.

Profissional indicado

Problemas de outra ordem podem influenciar a não obtenção de uma boa noite de sono. Desde questões bucais, não há aparelhos adversos e também psicológicos.

Portanto, é preciso investigar. Sobretudo se a insônia por crônica. De qualquer forma, já existe uma especialidade chamada Medicina do Sono. A neurologia e todas as outras áreas médicas mencionadas podem trabalhar em conjunto, dependendo da queixa.      

Exames

A polissonografia apresenta um mapeamento completo da atividade cerebral, respiratória, movimentos oculares e de outros membros etc. Pode sugerir algum outro distúrbio do sono até então desconhecido como interferência na boa qualidade das noites de descanso.

Coronavírus: a pandemia e a qualidade do sono

A chegada da pandemia mexeu totalmente com a sua rotina e com a maioria da população mundial. Assim foi também com muitos padrões de comportamento e hábitos. Quem não se lembraria de quanto as coisas precisavam mudar? O ponto de partida foi a urgência para o isolamento social, o que desencadeou sentimentos de desânimo e falta de perspectiva, além de preocupações com a própria saúde e dos familiares.

Ainda assim, houve um aumento exponencial na utilização de dispositivos eletrônicos para o trabalho remoto, lazer, comunicação e visualização das redes sociais. A ansiedade estava lá em cima.Por isso, infelizmente, as boas noites de sono não escaparam; ao menos 55% dos participantes de uma pesquisa realizada entre junho e julho de 2020 por todo o território brasileiro apontaram prejuízos ao sono neste período (Instituto do Sono).

Talvez muitos deles ainda não tenham conseguido normalizar a qualidade do sono. Como transformar este quadro?

 Dicas caseiras para driblar a insônia e melhorar a produtividade no trabalho

Combater a insônia ou manter a distância é um treino. Da mesma forma que você pesquisa, lê e estuda sobre um determinado assunto para aprendê-lo ou faz exercícios físicos que envolvem um objetivo de bem-estar mental e transformação do corpo. Planeje e aplique essas mudanças em sua rotina. É possível melhorar. Não apenas evite aqueles maus hábitos de sono, substitua-os:

  • Reserve um tempo em seu dia para atividades relaxantes como ioga, massagem, sessões de alongamento ou um esporte que funcione como uma terapia.
  • Dieta saudável, alimentos que acalmam: aveia, nozes, amêndoas e cerejas contêm ou estimulam a melatonina e fortalecimento muscular (aquela corridinha, pedalada e/ou academia).
  • Cerca de uma hora antes de dormir, prefira ouvir música, ler, meditar ou desenhar em vez de entregar aos eletrônicos. Diminua os estímulos.
  • Permita que a luz da manhã seguinte entre em seu quarto por entre a cortina ou janelas. Isto ajuda a despertar gradativamente.
  • Procure não trazer memórias agitadas do dia para o momento de descanso. Pratique a gratidão pelas pequenas conquistas e vislumbre o próximo dia com satisfação.

Isto acalma a mente, liberando os neurotransmissores necessários para a tranquilidade. Ao deitar a cabeça no travesseiro, visualize e sinta uma noite de sono reparadora. Valorize o poder da intenção. A sua disposição ao acordar será outra e o dia ficará repleto de realizações no trabalho e fora dele. Será aberta a possibilidade de controlar melhor o seu tempo.

Em tempo: não caia na armadilha dos medicamentos, 11 milhões de brasileiros apelam para os tranquilizantes (Pesquisa Nacional de Saúde - IBGE, 2023). Porém, além de funcionar como uma muleta, trata-se de um 'sono químico', bem distante do natural. Mesmo que alternativas compostas de substâncias à base de plantas possam provocar certa dependência. Prefira consumir chás, como o de erva-cidreira.

A insônia pode funcionar como uma prisão para alguns, ao ponto de que ir para a cama seja visto como algo ruim, a ser postergado e evitado. Apenas para não ter que passar pelo episódio da "noite em claro" mais uma vez. Mude o que for necessário e priorize uma boa qualidade do seu sono.

Afinal, o dia que você tem hoje é o resultado de suas escolhas passadas. Leve este pensamento com você, seja produtivo, no trabalho e na vida.calendário_da_saude_banner

“ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS”

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: