O seguro florestal é muito importante afinal, o Brasil é o país com a segunda maior extensão florestal do mundo, e é um dos que mais planta para fins de reflorestamento, reduzindo a pressão sobre nossas florestas nativas.
Trabalhar com a terra envolve riscos, adversidades climáticas e outras ameaças que podem comprometer. O clima e o solo brasileiro criam condições ideais para o reflorestamento. O setor florestal está em plena expansão no Brasil, possui boa participação na economia e apresenta-se como importante opção de investimentos. Contudo o investimento florestal requer montante significativo de capital, que fica imobilizado por longo período.
O sucesso do empreendimento florestal, assim como outra atividade rural, não depende apenas de um bom manejo, mas também do clima e de ameaças antrópicas. Catástrofes climáticas e incêndios são os principais riscos para o investimento florestal.
Como forma de garantir ao investidor o patrimônio investido, independente do grau de desenvolvimento da floresta, foi criado o Seguro Florestal, como uma das modalidades do Seguro Rural.
Porque um seguro florestal?
Embora no Brasil este serviço tenha iniciado em 1978, somente em 2004, graças a publicação da SUSEP 268, que estipulou-se que as florestas deveriam ser seguradas em um ramo específico.
Um ano antes, em 2003, quando se iniciaram os arquivos históricos de análise de mercado da SUSEP, o valor total de prêmio foi de R$ 2,4 milhões e cresceu para R$ 21,7 milhões em 2019, equivalente a um aumento de aproximadamente 900% em 16 anos.
De lá pra cá, a área com florestas plantadas evoluiu de 5,6 milhões de hectares em 2005, para 7,83 milhões de hectares em 2018, um número estratosférico onde cerca de 93% desta área plantada são referentes à plantios de Pinus e Eucalipto, espécies com maior volume de prêmio e área segurada nas apólices de seguro.
Estima-se que a área florestal segurada é de cerca de 450 mil hectares, ou seja, próximo de 5% da área plantada no país. É importante salientar que esta estatística não é um dado divulgado pela SUSEP ou pelas seguradoras, e este número pode estar enviesado.
Os dados acima ratificam a crescente demanda para o seguro florestal, entretanto, alguns obstáculos, como, por exemplo, a ausência da “cultura do seguro” da população interferem em uma possível expansão em rápida escala.
Segundo especialistas, o setor securitário é um mercado potencial a ser explorado, pois à medida que cresce a economia e ocorre a ascensão de classe da população, o povo tende a adquirir mais bens pessoais.
Para se ter uma idéia, no Brasil o segmento de seguros corresponde a 3,6% da arrecadação anual do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto em países desenvolvidos a parcela chega a ser o triplo. O seguro de automóveis, o mais popular entre os brasileiros, abrange apenas 30% dos veículos.
Em decorrência desses dados, o baixo volume de vendas inibe investimentos das seguradoras e influenciam negativamente a entrada de novas para comercialização do seguro floresta. O papel das corretoras em informar, divulgar e promover qualquer modalidade de seguro pode alterar este quadro positivamente, ofertando o conhecimento adequado para fomentar o interesse pelas vendas deste seguro.
O que é e como funciona o seguro florestal?
As coberturas abrangem todo o território nacional e podem ser amplas para vários eventos climáticos ou básica tendo a proteção contra incêndio e raios. Existe também coberturas adicionais que cobrem fenômenos meteorológicos como seca, granizo, geada, tromba-d’água e chuvas excessivas, ventos fortes e queda de aeronaves.
As vantagens são inúmeras:
- Garantia do valor de custeio para florestas em fase de desenvolvimento e do valor comercial para florestas em produção
- Produto habilitado para participar dos programas de subvenção federal e estadual de SP ao prêmio (valor pago) do seguro
- Para o segurado: garantia de recuperação de parte do valor investido na lavoura em caso de ocorrência (sinistro) indenizável
- Para o credor/financiador: redução da possibilidade de inadimplência/proteção financeira
- Isenção de IOF
Garanta a proteção do seu patrimônio florestal com quem possui expertise de 20 anos de de mercado, atuando de forma diferenciada com foco na qualidade e inovação dos seus serviços.