HIDRATE-SE: A IMPORTÂNCIA DE BEBER ÁGUA PARA UM CORPO SAUDÁVEL

Voltar

Uma das maneiras mais eficazes de cuidar do organismo, manter a boa forma e evitar problemas de saúde é manter uma rotina constante de hábitos saudáveis, tanto na prática de atividades físicas como na alimentação. E um dos componentes mais fundamentais para o equilíbrio do corpo é a água, que compõe a maior parte das nossas células e tem importantes funções como a limpeza do organismo e a reposição de nutrientes.

No artigo desta semana no seu calendário da saúde, vamos contar para você quais são os benefícios de beber água para manter o corpo saudável, especialmente nos dias quentes. Lembre-se: recomenda-se tomar cerca de dois litros de água por dia!

Todas as ISTs possuem uma característica em comum, que é o modo de transmissão sexual. Entretanto, elas diferem muito entre si no que se refere ao agente causador e aos sintomas provocados. Ao classificar as ISTs por tipos, deve-se primeiro separar seus agentes causadores: vírus, bactérias, parasitas e fungos.

Regula a temperatura

O calor, o sol e as atividades físicas aceleram radicalmente a perda de água. Por isso, em ocasiões como essas, é importante tomar alguns cuidados especiais com a saúde, e hidratar-se constantemente.

Não é só a sensação de frescor de a água proporciona. Além de refrescar, a água regula a temperatura do organismo afetada pelo clima, colocando o corpo em seu estado natural e fazendo-o funcionar melhor.

Ajuda na limpeza do sangue

Todas as atividades do corpo funcionam por meio de reações químicas que produzem resíduos indesejados para o corpo. Por isso, o organismo tem um sistema autorregulado de purificação das células e limpeza do sangue.

Tomar bastante água melhora o funcionamento dos rins, que é o órgão responsável por essa função. Por isso, não há nada mais "detox" que a água pura!

Melhora as funções digestivas

Para produzir energia e absorver todos os nutrientes que o corpo precisa, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais, é fundamental que o sistema digestivo esteja funcionando bem.

A água contribui para regular o metabolismo e facilita as funções digestivas, ajudando os órgãos responsáveis por essa atividade a trabalhar melhor. Por isso mesmo, ela é um dos principais requisitos para uma alimentação saudável e para aproveitar melhor os nutrientes da dieta.

Contribui para a saúde do corpo inteiro

Como dissemos anteriormente, o nosso corpo é composto em grande parte por água. Então, não é surpresa que a água pura seja tão eficaz para melhorar a saúde: tomar água é renovar-se, regular o organismo inteiro, fazer tudo fluir de forma positiva e saudável.

Agora que você sabe da importância que tem para o corpo, não se esqueça de tomar bastante água, especialmente nos dias de calor, na praia ou quando estiver praticando atividades físicas. Assim, você se refresca, tem mais conforto no seu dia e mais saúde na sua vida.

Se você gostou dessas dicas, confira no nosso blog os outros artigos do Calendário da Saúde; sempre uma matéria nova para ajudar você a se cuidar e ter mais qualidade de vida. Compartilhe com os amigos nas redes sociais. Até a próxima!

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: