Um tema simples. Ao mesmo tempo, grande protagonista no ato de salvar vidas.
Quantas vezes você realizou uma doação de sangue nos últimos 2 anos? Conhece algum familiar próximo ou amigo que cultiva o hábito?
Infelizmente, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue de maneira regular. É necessário que 3 a 5% dos habitantes pratiquem a doação habitualmente para que os estoques de sangue permaneçam abastecidos, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS.
Diante dos dados observados, as campanhas de conscientização e adesão são fundamentais e cada vez mais indispensáveis para ajudar a desmistificar este nobre gesto.
No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Próximo desta data, os bancos de sangue costumam receber um aporte considerável de doações, como resultado imediato do dia em questão. Por outro lado, é importante contribuir também no decorrer de todo o ano.
Doar é rápido e seguro. Naturalmente, existem alguns requisitos básicos a ser preenchidos, os quais podem ser consultados aqui, juntamente a alguns locais que podem prontamente receber a sua doação.
Existem 27 hemocentros e 500 serviços de coleta espalhados pelo Brasil. Utilize a relação do Portal da Saúde do Governo Federal e compartilhe!
Doe em nome de alguém que precisa, para que seja feita a reposição do banco de sangue, ou doe voluntariamente, mas doe. Uma única doação pode beneficiar até quatro vidas.
Desde que a compatibilidade de tipos e fatores sanguíneos foi descoberta e começou a ser colocada em prática pelo imunologista austríaco Karl Landsteiner, ainda no início do século XX, foi possível compartilhar a vida por meio do sangue.
Vamos praticar este ato de solidariedade e amor com frequência. Faça a vida circular. Doe sangue!