Dezembro Laranja - cuidados no verão

Voltar
Dezembro de 2023

DEZEMBRO LARANJA - CUIDADOS COM A CHEGADA DO VERÃO

 

Qual é a cor final de dezembro? O vermelho e roxo das frutas? O verde dos gramados? O azul do céu e das aguas? Ou o amarelo do sol?Todas são cores do verão. Mas e a cor do bronzeado? Bom, isso varia bastante de acordo com o Tom de Pele.

Isto nos leva a outra cor muito importante: laranja. Laranja é um alerta para o câncer de pele, cujos perigos são intensificados durante todo o verão. Logo, devemos redobrar os nossos cuidados com a pele ao longo da estação. Mas você sabe quais são estes cuidados? Vamos acompanhar como podemos nos prevenir, identificar sinais de atenção na pele, os fatores de risco e outras informações!

 Características

A partir do desenvolvimento celular desordenado da pele, que também pode ser desencadeado pela exposição excessiva ao sol, são 2 os tipos:

  • Melanoma - mais letal, com maior probabilidade de propagação para outros órgãos e felizmente, mais raro, ocorre nas células que ocorrem na melanina, responsável pelo cor da pele. Na descoberta precoce, pode superar os 90% em chances de cura.
  • Carcinomas (a exposição incorreta ao sol resulta em mais de 90% das ocorrências deste tipo) - localizados na camada externa da pele: espinocelulares (parte superficial) e basocelulares (parte mais profunda da epiderme, respondem por 80% dos casos totais). Pescoço, rosto, couro cabeludo, orelhas, ombros e costas são as áreas afetadas mais comuns onde o câncer de pele do tipo carcinoma é detectado.

banner_blog

Sintomas

Os sinais podem ser diversos. Geralmente formam-se como:

  • Pintas de bordas irregulares - têm sua cor castanha ou preta e textura alterada, bem como seu tamanho aumentado.
  • Manchas/feridas em desenvolvimento que não apresentam cicatrização. Trazem vibrações, cascatas grossas e sangramento.
  • Lesões com sangramento frequente - de aspecto brilhante e elevado sobre a pele, podendo ser avermelhadas, castanhas, ou mesmo de vários cores, de tom rosado ou bastante claro.

Alterações importantes requerem análise clínica de dermatologista. Com o auxílio de coleta de material (biópsia), pode-se diagnosticar um eventual tumor de pele, ainda que benigno.

Câncer de pele em dados

Que tal ampliar a sua conscientização? Acompanhe um mapeamento desta doença, o tipo de câncer mais frequente em todo o mundo.

Locais de maior incidência

Uma geografia importante. Os residentes de países conhecidos como tropicais, com extensa costa litorânea, exemplo do nosso Brasil e a Austrália estão em primeiro lugar em diagnósticos de câncer de pele, devem se preocupar mais com a questão e intensificar os cuidados.

Maior propensão ao câncer de pele 

Aqui, devemos observar alguns pontos. Traços genéticos, idade e exposição de determinadas áreas do corpo são os principais.

Fatores de risco

Vamos ver quais são?

  • Indivíduos de pele, cabelos (ruivos ou loiros) e olhos claros, que ficam vermelhos e nunca bronzeados, incluindo portadores de vitiligo e albinismo.
  • Histórico de câncer de pele prévio e/ou na família.
  • Pessoas acima da faixa de 65 anos de idade.
  • Excesso de pintas e/ou sardas.
  • Tempo de exposição ao sol de forma prolongada e frequente antes da vida adulta.
  • Número elevado de queimaduras de sol ao longo da vida - ardência, pele sensível e vermelha em demasia.
  • Fazer uso de câmaras de bronzeamento artificial.
  • Contato contínuo com o arsênico, composto químico encontrado na metalurgia, indústria de venenos, vidros e outros.
  • Trabalhadores com rotina de exposição ao sol e sem proteção como carteiros, ambulantes no litoral e área urbana, produtores rurais etc.

Regiões do corpo

As partes de maior incidência de tumores:

  • Rosto
  • Membros inferiores - pernas
  • Pescoço e nuca, costas, tórax, quadris, glúteos e abdômen

Estatísticas de diagnóstico por ano

Em nosso país, de todos os casos de câncer, praticamente 1/3 deles ocorre na pele. As pessoas acima de 40 anos apresentam a grande maioria dos diagnósticos. Os dados mais recentes estão assim: estimativas de diagnósticos (INCA - 2020): cerca de 177 mil da classe dos carcinomas e quase 8.500 do câncer de pele melanoma.

Cuidados com a pele

Já caiu na falsa ilusão do dia nublado, não é? Você ainda acredita que não há necessidade de proteção neste caso? A prevenção deve ser feita a todo momento. Quais são os cuidados básicos para a nossa pele?

  • Fugir da exposição solar por longos períodos após 10h e até 16h.
  • Proteja-se no mínimo meia hora antes de entrar em contato com o sol: filtro solar a partir do fator 30, com reaplicação a cada duas horas, mesmo em dias nublados. Muitos se esquecem do protetor labial.

Além disso, abuse de chapéus com abas largas, bonés, sombrinhas, óculos escuros contendo lentes de qualidade (com proteção UV) e também do guarda-sol, caso você esteja na praia. Use uma dermatologia a seu favor: realize visitas periódicas, não apenas no verão ao consultório, a fim de prevenir-se contra o câncer de pele e também do envelhecimento precoce e manchas. E claro, sempre que você suspeitar de alguma pinta, ferida, lesão, mancha ou sinal, seguindo o protocolo ABCDE, a seguir:

O protocolo ABCDE

Quer aprender? É bastante prático e fácil. Cada letra representa exatamente a anormalidade que devemos observar:

A - Assimetria: formatos pouco uniformes

B - Borda: as bordas são irregulares?

C - Cor: dois núcleos ou mais

D - Diâmetro: superior a cinco milímetros

E - Evolução: alterações de formato, tamanho e cor

No entanto, podemos e devemos fazer muito mais

Proteção em todo o corpo

Ao pensarmos na exposição solar com segurança, devemos ter em mente uma cobertura total do corpo. E para cada parte, um tipo diferente de protetor (resistente à água, se possível):

  •  Rosto - pede um fator de proteção solar (FPS) mais alto; não pense que o fator 50 seja exagerado. Além disso, ninguém quer acelerar o envelhecimento da pele. Então, use-o diariamente e verifique opções menos oleosas caso seja esse o seu tipo de pele. Proteja também as orelhas.
  • Lábios - a pele desta região é tão sensível ou até mais do que a pele do rosto, prejudica também bastante exposição. Nunca deixe seu protetor labial em casa. Vista em um FPS 30+.
  • Corpo - você deve ter um outro protetor apenas para o corpo. Para não errar, tenha sempre um número 30. No dia a dia mais urbano, foque no pescoço e nuca, braços (pernas), mãos e cotovelos. Com uma exposição maior do corpo, protege também os ombros, as costas, o colo, os joelhos e os pés. Não se esqueça das tatuagens.

Observação: a tinta mais escura de algumas tatuagens pode mascarar uma eventual lesão maligna sob o desenho. Atenção especial em quaisquer sinais/texturas nas áreas que contenham esta arte no corpo.

Riscos do bronzeamento artificial

O Brasil tem uma política muito correta de concessão ao uso das câmaras de bronzeamento, desde 2009 (decisão que foi reforçada e mantida em 2023). Você sabia que a relação entre os riscos de utilização deste equipamento e o câncer de pele são ainda maiores do que o 'método tradicional', ou seja, a exposição ao sol? A elevada concentração de radiação ultravioleta, potencializada pelo efeito da câmara selada na qual uma pessoa se instala durante o procedimento amplia o perigo.

O bronzeador é um tipo de protetor?

Se você tem o costume de buscar a sua 'proteção' passando bronzeador na pele, pare. O bronzeador, além de potencializar a queimadura da pele, não protege os efeitos específicos dos raios UVA e UVB. O seu índice de bloqueio é mínimo. Portanto, o uso deste tipo de loção/óleo é um atalho extremamente perigoso para a sua pele. Pode machucá-la e deixar-la exposta ao surgimento de tumores, caso o uso seja contínuo.

É possível construir um bronzeado saudável, respeitando a sua pele. De maneira gradativa e segura, utilize o protetor solar e siga as recomendações para sua saúde. Além de tudo, o bronzeado conquistado sem pressa é muito mais duradouro.

Maquiagem x Sol

Será que vai combinar? Um pouco de cuidado pode fazer com que funcione bem. A composição química dos produtos de maquiagem pode manchar a pele, principalmente quando usada em excesso sob a luz solar. Aqueles que contêm fator de proteção solar 15 a 25 (os mais comuns) podem até ser suficientes para o dia a dia, mas não para a praia ou piscina, cuja exposição é contínua.

Uma alternativa seria o uso de uma base simples antes da aplicação do protetor solar para o rosto. Os protetores solares que são tonalizantes podem inclusive cumprir esta dupla função. Então, a indicação é: maquiagem leve e priorize sempre a proteção da pele. Assim, evita manchas, acne, queimaduras na pele e problemas mais graves como o câncer de pele. É sempre melhor viver pautado na prevenção. Não brinque com a sua pele. Não baixe a guarda, o que é comum ao desfrutar dos momentos de relaxamento na piscina e na praia (mas também durante o dia a dia e trabalho).

Considere vestimentas com proteção UV, bem como roupas de banho. Como vimos, a pele precisa de proteção e tempo de exposição adequado. Eduque-se e cuide dos seus pequenos. Lembre-se que os idosos ainda têm atenção redobrada. Você consegue monitorar cada pedacinho do seu corpo à procura de sinais suspeitos? Isto não é possível. Eis mais um motivo para não negligenciar a consulta dermatológica regular. Este é um dos objetivos da campanha Dezembro Laranja.

A pele é o maior órgão do corpo humano os cuidados devem ser proporcionais. Aproveite a chegada do verão terminando o ano com o bronzeado desejado e muita consciência.banner_blog

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: