Dezembro Laranja: Conscientização na pele contra o câncer

Voltar
Dezembro de 2020

Você sabia que o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no país?

Os índices são alarmantes, contabilizando aproximadamente um terço dos casos diagnosticados entre os tumores malignos, segundo dados atualizados do INCA - Instituto Nacional de Câncer.

Os conhecidos perigos da exposição direta e prolongada ao sol, cada vez piores pelos efeitos ambientais, ainda não têm sido capazes de trazer os números para um patamar mais aceitável.

Agora é o momento para virar esse jogo. Siga comigo para entender melhor e aprender dicas valiosas!

Como começou a campanha? sol-manchas-960x720

Em 1987 ocorreu a primeira grande iniciativa da SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia - visando a prevenção do câncer de pele. Nos anos seguintes, o tema ganhou corpo e foram implementadas diversas políticas de conscientização.

Recentemente, a partir de 2014, houve o surgimento do Dezembro Laranja, uma ação integrada à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Citando uma pequena amostra da realidade, a campanha pretende, entre outras coisas, modificar um incômodo indicador: 60% dos brasileiros não utilizam qualquer proteção para a pele em suas vidas diárias. Vamos mudar isso?

Em 2020, as crianças foram escolhidas para transmitir a mensagem didática nos canais oficiais de mídia da SBD.

Vamos sempre bater na tecla da PREVENÇÃO!

Histórico prévio familiar da doença ou casos anteriores acendem o sinal de alerta. Além disso, indivíduos com pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos e albinos têm maior predisposição a desenvolver o problema, que anda lado a lado ao contato direto com o sol em horários considerados impróprios (entre 10-16h).

São também hábitos benéficos (que podemos chamar de regras):

  • Uso do filtro solar (mínimo fator 15) trinta minutos antes da exposição ao sol, observando a importância de filtro labial apropriado;
  • Bonés, chapéus, sombrinhas, óculos escuros com proteção UV e roupas são itens indispensáveis, mesmo em dias nublados e frios;
  • Buscar a sombra sempre que possível.
  • Recomendações e informações mais completas podem ser obtidas no site do INCA.

imagem_protetorNa incidência de qualquer alteração, mancha ou ferida persistente na pele, deve-se procurar um profissional dermatologista para a verificação e esclarecimento por meio de exames e eventuais tratamentos posteriores. 

Aqui, o timing é primordial; a busca por orientação não pode demorar, pois há 90% de chances de cura quando diagnosticado em seu início.

Do contrário, podem surgir complicações bastante severas, como mutilações, até por conta de uma possível metástase.
Pode, inclusive, levar a óbito, sendo o câncer de pele do tipo melanoma o mais mortal.

Mesmo que os números sejam relativamente baixos quando se trata de câncer, a prevenção diária e o diagnóstico precoces são as melhores armas que temos para combatê-lo. 

Por isso, recado permanente na porta da geladeira: filtro solar e proteção.

O que podemos alcançar juntos?

Observando alguns sinais característicos com cautela - rotina que também faz parte do autocuidado diante de outros tipos de câncer, é possível procurar orientação médica a tempo de sanar qualquer desconfiança ou iniciar um tratamento.

  • As pintas - geralmente irregulares e que sofrem alterações de tamanho, formato e coloração, conhecidas como melanomas cutâneos;
  • Os machucados que não cicatrizam ou as protuberâncias, que definem os dois tipos de carcinomas mais frequentes e ocorrem sobretudo na face, cabeça, nariz e lábios, além das mãos e pescoço. 

Para o coletivo, tivemos avanços significativos no Brasil, a exemplo da proibição de câmaras de autobronzeamento, mostrando a influência do culto à estética.
Devemos buscar bem-estar e satisfação, mas colocando a saúde em 1o. lugar. 

Ainda que a vitamina D seja essencial para o funcionamento do organismo, sobretudo para os ossos, esse conjunto de medidas e hábitos pode salvar vidas.

Neste mês, espalhe #dezembrolaranja e siga os cuidados por todo o ano!

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: