O que é coparticipação? E contributariedade? Qual a diferença? Estas são dúvidas frequentes que recebemos aqui na ĀIO Corretora quando falamos de plano de saúde. Muitas pessoas questionam a diferença e as vantagens para as empresas e seus colaboradores.
Mas afinal, qual a diferença entre contributariedade e coparticipação? Continue a leitura do artigo pois vamos abordar o tema e tentar esclarecer de uma vez por todas estas questões.
O que é contributariedade?
Vamos tentar ser simples e direto? É a participação do colaborador no custo do plano de saúde, ou seja, o colaborador contribui no custo do plano de saúde.
Muitas empresas que oferecem plano de saúde para seus colaboradores solicitam que os mesmos participem no custo do plano, o que é chamado de contributariedade.
Normalmente a contributariedade é descontada em folha de pagamento, e pode ser um valor fixo ou um percentual do custo total do plano de saúde.
Entretanto é importante ter em mente que essa prática garante que o colaborador que for demitido por iniciativa da empresa sem justa causa ou aposentado por tempo de serviço, solicite a extensão do plano de saúde assumindo integralmente o custo, de acordo com o período previsto na legislação (artigos 30 e 31 da lei 9656 e Resolução Normativa da ANS 279). Vale ressaltar que quando o colaborador realiza a contributariedade apenas no custo do plano dos seus dependentes, ele não terá direito a extensão do plano.
O que é coparticipação ou fator moderador?
É a participação do colaborador pelo uso do plano de saúde como por exemplo consultas, exames e terapias. Também é um desconto em folha realizado pela empresa ao colaborador, contudo nesse caso o colaborador somente será descontado quando usar o plano, de acordo com a regra de sua Operadora.
A coparticipação normalmente é um percentual sobre o valor do procedimento, porém pode ter valor fixo ao invés do percentual. Importante sempre conferir as regras de cada Operadora.
Com a coparticipação, o colaborador não terá a extensão do plano quando da sua demissão ou aposentadoria.
O valor do plano de saúde com coparticipação costuma ser mais atrativo em relação ao valor do plano sem coparticipação, uma vez que o valor da coparticipação descontado do colaborador é revertido para a Operadora.
Diversas empresas estão adotando a coparticipação no plano de saúde, pois uma das maiores vantagens da coparticipação é a possibilidade de usar o plano de saúde com consciência, ou seja, utilizar o serviço apenas quando realmente necessário.
Sempre que a empresa realizar descontos do plano de saúde na folha de pagamento é necessário descrever o motivo do desconto, por exemplo: desconto do colaborador no plano de saúde, desconto somente do dependente no plano de saúde ou coparticipação. Além disso, esses descontos deverão ser mencionados no informe do imposto de renda.
E aí, agora você entendeu? Qual a melhor opção para a sua empresa?
Lembre-se nossa equipe experiente e apaixonada utiliza tecnologia e informação para oferecer uma consultoria qualificada, análise de riscos e um portfólio completo de seguros e benefícios. Preencha o formulário aqui embaixo e vamos conversar.
Não esqueça de seguir @aiocorretora nas redes sociais.
ĀIO, você bem para ser cada vez mais você!