Recentemente, abordamos em um artigo do blog e post em nossas redes sociais a influência direta da postura laboral para a qualidade de vida e produtividade de um indivíduo. Como é possível afirmar que passamos grande, senão a maior parte de nossas semanas no ambiente de trabalho, a boa postura, a ergonomia e a ginástica laboral são alguns dos fatores responsáveis pela saúde da coluna e corpo em geral. Mas não os únicos.
A seguir, falaremos sobre diversas pequenas atitudes e ajustes em nossa postura que devemos seguir, para minimizar ou até eliminar dores de cabeça, nas pernas, nas costas e outras, que podem ser ocasionadas por uma postura inadequada no dia a dia.
A diferença pode estar nos movimentos mais comuns e automáticos
Estamos condicionados a fazer certas movimentos e atividades de um modo específico por várias vezes ao longo do dia. Movimentos que não são pensados. São automáticos, pois os executamos por repetição.
Preste atenção e tente lembrar-se de que forma você tem permanecido em pé. Ou andado, dirigido e dormido. Ainda, como você faz quando necessita carregar algo pesado? E ao sentar-se?
Difícil reaprender movimentos tão básicos? Nem tanto. Novas práticas absorvidas acabam tornando-se hábitos e rapidamente substituem os anteriores.
Vamos melhorar a nossa postura?
Manter o corpo desleixado ou sem firmeza prejudica a postura em todas as situações mais executadas durante o dia. Portanto, a regra número um é sempre manter o corpo ereto e alinhado, distribuindo seu peso igualmente, sempre que possível. Nunca fique curvado. Calçados confortáveis minimizam o cansaço ao caminhar ou permanecer em pé por longos períodos.
Ao retirar algo pesado do chão, deve-se sempre agachar e elevar o objeto o mais próximo possível do peito, para então carregá-lo com as duas mãos. Caso seja uma mala ou sacola, vá alternando a mão que a carrega.
Muitas pessoas passam horas dentro do automóvel. Ao dirigi-lo, ainda que por curtos trajetos, ajustar o assento para uma distância adequada dos pedais e do volante, e o encosto para a cabeça é primordial. As costas, eretas o tempo todo.
Sentado estou descansando, correto? Depende da postura. Além de ser importante levantar-se e caminhar, alongar os braços e o pescoço de tempos em tempos, a maneira como se está sentado faz toda a diferença. Alinhar as costas ao encosto, os ombros em linha reta e os pés paralelos é um bom começo. Até mesmo para calçar o sapato, devemos trazer o pé ao alcance das mãos, cruzando a perna, e não o contrário.
Chegou ao fim do dia, e deseja simplesmente atirar-se na cama? Até para dormir existem algumas dicas que podem preservar a qualidade do sono e trazer uma noite de descanso reparadora. Começando por um bom colchão, de consistência mais firme, e um travesseiro de altura moderada. A posição que costuma trazer mais conforto, principalmente se utilizado um travesseiro entre os joelhos, para um melhor alinhamento da coluna, é dormir de lado.
Aplique o conhecimento aprendido e compartilhe com familiares, amigos e colegas
O corpo e sua saúde é nosso maior bem. Mas quando maltratado, muitas vezes inadvertidamente, pode começar com um pequeno problema, o qual pode vir a afetar todas as áreas da vida.
Cuide da sua postura. Uma boa postura, além de todos os benefícios, te deixa mais elegante.