Outubro Rosa: Campanha de prevenção do câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce

Voltar
Outubro de 2020

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

cancer de mama

A campanha ganhou esse nome em função do acontecimento que foi um grande marco para a sua criação, quando a “Fundação Susan G. Komen for the Cure” lançou e distribuiu um laço rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York. Desde então, no mês de outubro, prédios e monumentos ganham iluminação cor de rosa e as empresas e entidades mobilizam-se para promover ações pela causa.

O câncer de mama chega a ser até raro antes dos 35 anos, entretanto, acima desta idade sua ocorrência cresce vertiginosamente, especialmente após os 50 anos.

No ano passado, estima-se que mais de 60.000 casos foram registrados de câncer de mama, portanto, a informação, o conhecimento e a prevenção são fundamentais para afastar qualquer diagnóstico desse terrível doença.

Cerca de 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher com autoexame das mamas. Se pensarmos na alarmante estatística no Brasil, responsável por 28% de novos casos diagnosticados todo ano (de acordo com dados do INCA), realmente precisamos mudar nossa postura em relação a conscientização e aos cuidados com a nossa saúde.cancer de mama e o diagnostico precoce

O diagnóstico precoce e os exames de rotina são chaves para salvar vidas! Por isso, todas as mulheres, a partir da primeira menstruação, devem realizar regularmente o autoexame das mamas, juntamente com acompanhamento médico..

A partir dos 35 anos e, em especial após os 50 anos, há um aumento significativo dos casos, se descoberto em sua fase inicial, a doença tem muito mais chance de ser tratada em busca da cura, por isso, é de fundamental importância consultar regularmente o seu ginecologista para os exames de rotina.

Durante muito tempo o câncer de mama foi considerado uma doença mutiladora e dificilmente tratável, mas hoje a doença pode ser diagnosticada precocemente e dispõe de tratamento e possibilidades de cura.

Escute quem passou por isso, assista o depoimento da Kalley Teixeira sobre a importância do diagnóstico precoce. Vídeo realizado pelo Governo Federal:

O câncer de mama tem cura e a prevenção é a melhor solução, incluindo hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação equilibrada, composta por grãos integrais, frutas e verduras, e a prática regular de exercícios físicos.

Portanto previna-se, procure o seu ginecologista para exames de rotina e acompanhamento.

Outubro Rosa, nós apoiamos esta causa. Seguramente!

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: