A visão pode ser seguramente considerada um dos mais importantes sentidos do corpo humano. Poder enxergar em sua plenitude a beleza da vida e do planeta é um privilégio. Cores, efeitos, a luz do sol e o luar são motivos suficientes para dedicar tempo precioso para a contemplação.
Para poder desfrutar de tudo isso, cuidar da saúde sempre é um bom conselho, não sendo exceção para os olhos. 10 de julho é o Dia Mundial da Saúde Ocular, e alguns hábitos bem simples ajudam a preservar a boa visão.
Vida saudável e os olhos
Manter uma rotina voltada à qualidade de vida, ao dormir por mais de oito horas, evitar bebidas alcoólicas e ter uma dieta balanceada também beneficia os olhos. Traz a prevenção de inchaços, vista cansada, desidratação e aceleração do envelhecimento das células oculares. Além disso, vitaminas favoráveis para a retina podem ser obtidas, principalmente pela ingestão de vegetais de coloração verde escura.
O oftalmologista
Consultas preventivas devem ser regulares, ou sempre que existir alguma queixa ou dificuldade para enxergar perfeitamente.
A partir de exames, poderá ser receitado o uso de óculos de grau ou lentes de contato, inclusive com instruções para escolher produtos de boa qualidade. Atenção redobrada para a higiene e assepsia no manuseio das lentes de contato e na utilização dos modelos coloridos, que permitam que os olhos respirem, sob pena de danos irreversíveis.
O perigo dos raios UV e o tempo seco
Os óculos escuros são grandes amigos dos olhos. É obrigatória a proteção ultravioleta, para bloquear a incidência de catarata precoce e doenças degenerativas da retina, resguardando suas células. A síndrome do olho seco pode ser amenizada ao fugir do ar condicionado e ventilador. Assim, ardência, vermelhidão e irritação ocular são mais raros.
Saúde ocular para todas as idades
A idade avançada, sobretudo a partir de 80 anos, vai potencializando as chances de desenvolver cegueira, em até 30%. Por outro lado, algum tipo de deficiência visual atinge um número elevado de crianças brasileiras; são mais de algumas centenas de milhares nessa situação.
Os dados acima são provenientes da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS. Portanto, os cuidados com os olhos devem começar desde cedo. São órgãos extremamente importantes e frágeis.
Procure ver a vida com bons olhos!