Consumo de bicicletas aumentou 118% no último ano: Veja os benefícios de usar uma bike no seu dia a dia.

Voltar
Junho de 2021

Benefícios de introduzir a bicicleta no seu dia-a-dia

A partir dos anos 2000, vários centros urbanos iniciaram projetos de ciclovias, conhecido como Política Nacional de Mobilidade Urbana, visando reduzir a poluição nas cidades, incentivar as pessoas a um transporte mais sustentável e benéfico à saúde, além de proporcionar maior segurança para os ciclistas, já que infelizmente, haviam muitos acidentes no trânsito envolvendo ciclistas urbanos. 

Seja por motivos econômicos ou de saúde, é possível notar um aumento no número de pessoas que passaram a incluir a bicicleta em seu dia a dia, no Brasil houve um pico de vendas que chegou a 118% de aumento no ano de 2020, e em São Paulo, por exemplo, houve um aumento de 66% nas vendas de bicicletas em 2020 e registrou um crescimento de 31% do tráfego de bikes na cidade. A bicicleta pode ser vista como um ótimo recurso para quem quer fugir do transporte público lotado e de grandes engarrafamentos, sendo assim uma opção sustentável do que um carro ou uma moto, além de ser uma saída mais econômica para as pessoas que não têm a opção de ficar em casa.

Por ser um veículo individual, que transita ao ar livre e garante o distanciamento social, ela foi classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das formas de deslocamento mais segura para evitar a proliferação do coronavírus. Ainda segundo a organização, são recomendados 150 minutos de exercícios moderados por semana. A implementação desse veículo no seu cotidiano pode te ajudar a atingir essa meta.

O ciclismo é uma atividade aeróbica e traz diversos benefícios para a saúde mental e física. Na parte da saúde ela promove melhora da saúde dos pulmões, coração, circulação sanguínea e perda de peso quando associada a dietas. Na parte mental, auxilia na sensação de alegria, bem-estar e na redução do estresse.

Pedalar por 30 minutos por dia, por exemplo, pode diminuir pela metade o risco de desenvolver diabetes e obesidade, promove um bem estar físico, aumenta a qualidade de vida, o condicionamento físico e reduz o risco de doenças mentais- pelo fato da liberação de endorfina e serotonina, que são hormônios responsáveis pela sensação de felicidade, motivação e bem estar em geral, que são as grandes doenças do século. Ao juntar essa atividade física com uma boa alimentação, gera um bom condicionamento físico e alta imunidade, que durante a pandemia é de extrema importância, pois fortalece o corpo e o faz trabalhar com mais eficiência.

É importante passar por uma avaliação médica e se certificar que esse tipo de exercício é indicado para você e se há alguma condição ou restrição na realização. Para manter a sua segurança, é necessário equipar sua bicicleta com buzina e faróis, não esquecer do capacete, utilizar das ciclovias e ciclofaixas, não deixar de usar a máscara e estar sempre atento durante o percurso.

As bikes são um meio de escapar de aglomerações em transportes públicos, são utilizadas como meio de trabalho (88,1%), como em serviços de entregas por exemplo, são usadas como lazer e na prática de exercícios físicos (76%) também, evitando academias lotadas. As bicicletas ganharam muito espaço nessa pandemia e viraram um símbolo de mobilidade e também se mostraram muito democráticas, por existir o modelo elétrico, híbrido, possui as bikes compartilhadas também, para não precisar comprar uma.

Em questão de segurança, a redução dos números de carros na rua, durante a pandemia, trouxe uma maior facilidade para os ciclistas, além da utilização das ciclovias, capacetes, faróis, entre outras já citadas no texto. Entretanto há outra forma de proteger você e sua bicicleta, que seria fazer um Seguro Bike.  Sempre estamos expostos aos riscos e imprevistos, como colisões, roubos, e demais danos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o índice de roubo de bike subiu bastante em 2020, e um seguro possibilita um ressarcimento de eventuais prejuízos, de acordo com a sua apólice, além de permitir que você pedale tranquilo e aproveite o momento.

Para saber mais sobre o porquê de fazer um seguro e o que ele cobre, leia nossa outra matéria sobre Seguro Bike ou entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos a te ajudar a ter uma vida segura e tranquila.

https://aiocorretora.com.br/blog/vale-a-pena-fazer-um-seguro-bike

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: