A IMPORTÂNCIA DE INVESTIR EM SAÚDE NAS EMPRESAS

Voltar
Abril de 2020

Já se foi o tempo em que criar um ambiente e condições de trabalho que beneficiem a saúde dos empregados era tida como uma preocupação secundária pelas empresas. Hoje, pelo contrário, as maiores e mais bem-sucedidas empresas do mundo já perceberam que quando o bem-estar dos funcionários é preservado e melhorado, isso retorna em diversos benefícios para a empresa; benefícios que fazem valer e superam o investimento.

O Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho é comemorado no dia 28/04, para nos conscientizar sobre a importância de prevenir os acidentes de trabalho e o papel das empresas em garantir a saúde ocupacional, por meio de práticas obrigatórias e benefícios para funcionários.

Neste artigo você vai conhecer a importância de investir em saúde para o sucesso da empresa, bem como alguns exemplos de boas ações. Confira!

Cuidando da saúde dos funcionários

Um espaço de trabalho saudável pode reduzir acidentes e a necessidade dos funcionários de se ausentar para cuidar da saúde debilitada. Vale adicionar que mesmo em um escritório corporativo existem fatores que podem prejudicar a saúde física dos funcionários, como móveis não adequados à boa postura e uma rotina de estresse.

Em um espaço de trabalho adequado à boa saúde dos funcionários, portanto, a ergonomia tem um papel fundamental. É importante investir em cadeiras e mesas de qualidade, com altura regulável e substituir equipamentos defeituosos. Algumas empresas, para cuidar da postura dos funcionários, chegam a oferecer serviços ocasionais de massagista para aliviar as tensões e dores nas costas. É uma ideia muito legal, não é?

Além dos cuidados com a saúde física, é importante lembrar que existem outras formas da empresa cuidar do bem-estar. Como abordamos no artigo 7 Degraus da Saúde, existem sete formas de saúde que operam em sinergia com sete áreas da vida, completamente interligadas, que devem estar em equilíbrio. Para saber mais sobre esse assunto, confira: http://aiocorretora.com.br/os-sete-degraus-da-saude/

Mantendo a higiene do ambiente de trabalho

A higiene pessoal é uma das maneiras comprovadamente mais eficazes para evitar doenças causadas por parasitas, bactérias e vírus. E a empresa tem um papel significativo a desempenhar nesse aspecto, já que os funcionários passam grande parte dos seus dias no local de trabalho. Por isso, é fundamental garantir que a limpeza esteja sempre em dia, bem como proporcionar o que for necessário para a higiene nos sanitários, cozinha e áreas de alimentação.

Aumentando a motivação e a produtividade

A frequência e a simples presença dos funcionários no escritório não são o mesmo que a motivação e o comprometimento com o trabalho. Pelo contrário, é muito comum encontrar empresas em que os funcionários permanecem apenas por falta de opções ou por inércia, mas infelizes, sem motivação e vontade.

Como mudar esse quadro? A resposta que muitas empresas encontraram está em uma fórmula antiga: “a gente se preocupa com quem se preocupa com a gente”. Ou seja, a partir do momento em que os funcionários sentem que a empresa preza pelo seu bem-estar, sua qualidade de vida e sua saúde, o próprio funcionário passa a ter uma boa relação com a empresa e se sente motivado a fazer um trabalho melhor.

Algumas ações da empresa que ajudam a cuidar da saúde e a motivar os funcionários incluem:
– treinamentos e workshops sobre a importância dos cuidados com a saúde em seus 7 degraus: física, emocional, social, espiritual, intelectual, financeira, profissional ;
– serviços periódicos de profissionais como nutricionistas, massagistas e educadores físicos;
– planos de saúde e odontológicos de qualidade
– benefícios adicionais como aulas de idiomas, auxílio academia e vale cultura
– planos de previdência privada
– flexibilidade nos horários e possibilidade de home-office

Uma empresa que cuida da qualidade de vida e bem-estar de seus funcionários não melhora apenas a motivação e o desempenho no trabalho, mas também ganha reconhecimento exterior. Cada vez mais, as pessoas buscam lugares para trabalhar onde se sintam respeitadas e acolhidas. Proporcionar isso aos funcionários é uma forma de atrair a atenção do mercado e os melhores talentos, motores de inovação e crescimento.

Para conhecer os melhores planos de benefícios para empresas e seus funcionários, conte com a gente. Acesse: http://aiocorretora.com.br/contato/

ĀIO Corretora

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: