3 dicas para manter a saúde em dia no inverno

Voltar
Junho de 2020

Se preparar para a chegada do frio do inverno não significa somente se proteger do frio. Nessa época, os desafios para a nossa saúde aumentam, e o céu escuro reduz a disposição para as atividades do dia a dia. Por isso, é importante se cuidar, elevar os ânimos, adotar uma boa alimentação e uma rotina saudável.

No artigo deste mês no seu Calendário da Saúde, vamos contar para você nossas principais dicas para manter a saúde em dia e se prevenir contra as doenças da estação.

1. Consuma alimentos que aumentam a imunidade

A alimentação correta e balanceada, rica em nutrientes como vitaminas e minerais, nos dá energia para as atividades do dia e ajuda a aumentar nossa imunidade, isto é, a capacidade do organismo de se defender contra as doenças.

 Alguns alimentos com benefícios para a imunidade incluem:
- Frutas cítricas (laranja, limão, mexerica...);
- Gengibre;
- Oleaginosas (nozes e castanhas);
- Vegetais verde-escuro (couve, espinafre).

2. Continuar a praticar atividades físicas

A atividade física ajuda a acelerar o metabolismo e regular o organismo, o que é muito importante no inverno. Por isso, mesmo que seja mais desafiador enfrentar o frio para fazer exercícios, não podemos passar essa época com hábitos sedentários.
Se a quarentena nos impede de sair para ir à academia, ao parque ou ao clube, mesmo assim podemos procurar alternativas para fazer atividades físicas mesmo dentro de casa. Uma ótima opção, por exemplo, são rotinas de exercícios de alongamento, pilates, yoga e calistenia.

3. Cuide do seu sono

Assim como é importante se manter ativo, pôr o corpo em movimento, fazer o coração e o metabolismo trabalharem, também é importante ter uma boa rotina de descanso. O sono, por exemplo, é fundamental para o corpo e para a mente. Ele é responsável por limpar as impurezas do cérebro e organizar nossos pensamentos.

Para aproveitar melhor o sono, recomenda-se seguir horários regulares. Também não podemos esquecer de deixar o corpo bem aquecido, especialmente em partes mais sensíveis como os pés. Por mais que não estejamos acordados, o corpo sente frio, e as consequências do descuido podem aparecer logo de manhã

Também há benefícios em descansar durante o dia, especialmente após as refeições, para não fatigar o organismo. Algumas pausas de 20 minutos devem ser suficientes.

Já estamos praticamente acostumados todo ano a ficar doentes no inverno -- seja um resfriado leve, seja uma gripe ou, infelizmente, algo mais forte. Mas com os hábitos corretos, podemos reduzir os riscos e passar essa estação sem prejudicar a saúde. Seguir cada uma dessas dicas é um passo para se proteger e passar o inverno com mais tranquilidade.

Se você gostou dessas dicas, confira no nosso blog os outros artigos do Calendário da Saúde; sempre uma matéria nova para ajudar você a se cuidar e ter mais qualidade de vida.

Quer conhecer nosso trabalho? Somos uma corretora com experiência no mercado de seguros e planos de saúde, e parceria com as maiores seguradoras do país. Acesse nossa página de contato e mande sua mensagem. Até a próxima!

ESTE TRABALHO É EDUCATIVO E NÃO SUBSTITUI AS ORIENTAÇÕES E RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

Voltar
Para orçamentos, dúvidas e sugestões, entre em contato em algum dos nossos canais ou preencha o formulário abaixo: