Responsabilidade civil profissional: a apólice que protege seu negócio de perdas financeiras!

Responsabilidade civil profissional: a apólice que protege seu negócio de perdas financeiras!

Responsabilidade civil profissional: a apólice que protege seu negócio de perdas financeiras!

  • Postado em 25/09/2019
  • Comentários
  •  

Se você tem clientes, faz negócios, vende um produto ou presta um serviço, precisa ter um seguro de responsabilidade civil profissional. Essa “obrigatoriedade” não é uma exigência da lei, mas uma constatação óbvia sobre o mundo dos negócios. Ao exercer a atividade profissional,  qualquer empresa pode receber reclamações de terceiros por prejuízos causados durante as atividades profissionais realizadas. E esta apólice tem justamente esta função, proteger o Segurado com a indenização por reparações por prejuízos financeiros causados à terceiros decorrentes de ações ou omissões inerentes à atividade profissional desenvolvida pelo Segurado..

Vamos fazer um resumo de como funciona o seguro de responsabilidade civil profissional:

  • Você contrata uma apólice com uma cobertura, por exemplo, de R$ 500 mil.
  • Seu prêmio, ou seja, o valor para contratação da apólice depende de: atividade profissional, localização geográfica, limite contratado para a apólice, controles e processos realizados pelo Segurado, histórico de sinistralidade, enfim diversos fatores que influenciam no custo do seguro.
  • Caso o Segurado seja processado em função de falha profissional inerente à atividade que tenha gerado prejuízos financeiros para o reclamante, a apólice visa cobrir os valores para reparação até o limite contratado, no nosso exemplo R$500mil, inclusive os custos com honorários advocatícios.

Atenção para estes 2 pontos sobre seguro de responsabilidade civil profissional!

É importante deixar claro duas situações que são bem comuns e geram dúvidas entre os clientes que procuram a AIO Corretora para fazer uma cotação do seguro de responsabilidade civil profissional.

  • A apólice pode ser contratada por pessoa jurídica para proteger suas atividades profissionais, mas também pode ser contratada por pessoa física, por exemplo um dentista. 
  • O seguro cobre apenas as reclamações decorrentes da atividades inerentes ao negócio ou profissão (para o caso de pessoa física).

Quem precisa de um seguro de responsabilidade civil profissional?

Qualquer empresa pode procurar por uma apólice para proteger seu negócio, logicamente que depende muito da atividade de cada negócio, nossos especialistas podem ajudar neste sentido.

Pessoas físicas desempenhando diversas profissões também podem contratar a apólice: engenheiros, arquitetos, advogados, síndicos, médicos, entre outras. 

Neste outro artigo, publicado em 2018, mostramos que a quantidade de ações contra profissionais da saúde havia aumentado 101% em 6 anos, só na cidade de São Paulo. Agora, um novo estudo, feito com base nas estatísticas do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), mostra que o número de processos contra médicos, no Brasil, aumentou 1.600% na última década. E que, a cada ano, 37% dos médicos sofrem algum tipo de interpelação judicial. 75% dos casos são relacionados à ética profissional e 25% são ações criminais. 

As especialidades campeãs de frequência nos tribunais são:

– Ginecologia e obstetrícia;

– Clínica médica;

– Cirurgia geral;

– Oftalmologia;

– Cirurgia plástica.

Quer fazer um seguro de responsabilidade civil profissional?

Proteja seu negócio, sua profissão. O peso de uma indenização pode gerar instabilidade no seu negócio e até causar sua falência. 

É sempre bom se precaver, e você pode proteger seu patrimônio por muito menos que imagina. Clique aqui e peça uma cotação para nossos especialistas. Em breve, entraremos em contato com as melhores opções do mercado!

 

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *