O VERÃO E A HIDRATAÇÃO DO CORPO

O VERÃO E A HIDRATAÇÃO DO CORPO

  • Postado em 20/12/2018
  • Comentários
  •  

O período de férias para muitos coincide com o início ou ápice do verão. Época que traz tranquilidade, mudança de rotina e consequentemente desatenção com alguns hábitos importantes do dia a dia.

Apenas pelo fato da chegada das temperaturas mais elevadas, já seria necessário intensificar o consumo de líquidos e realizar refeições mais leves. O que ocorre geralmente é um descuido com esses simples costumes, somado à exposição excessiva e mais prolongada ao sol.

Verão brasileiro com temperaturas acima da média histórica

A estação mais quente do ano está começando hoje, prometendo trazer temperaturas superiores aos 31,5 graus Celsius de média em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-INPE).

O fenômeno El Niño é o principal responsável pela elevação que deverá ser verificada nos termômetros durante o verão 2018-2019.

Cuidados permanentes, sobretudo para idosos e crianças

A desidratação representa um perigo silencioso. Alguns destes sintomas podem estar a ela associados: cansaço, tonturas, enjoo, vômitos, cãibras, dores nas articulações e elevação da frequência cardíaca.

Ingerir líquidos apenas ao sentir sede não é um bom negócio.

Abaixo, dicas que nunca perdem a validade para manter-se hidratado:

Não há líquido mais indicado para matar a sede e hidratar do que a água. Um adulto necessita ao menos de 2 litros de água ao dia. No verão intenso o volume deve ser superior. Sucos naturais e água de coco também podem ser consumidos em abundância. Bebidas alcoólicas, sempre com moderação e acompanhadas de água.

Vestir roupas mais leves, além de diminuir a sensação de calor, reduz o suor, mantendo a hidratação por mais tempo. Inclusive ao praticar atividade física, durante e após a qual, o aporte de líquidos deve vir em grandes quantidades.

A alimentação mais leve previne que o organismo trabalhe em excesso para realizar a digestão e ainda evita eventuais riscos de intoxicação pelo consumo na praia, por exemplo, de alimentos gordurosos e processados expostos ao calor e ao sol por tempo demasiado.

Bem-estar e tranquilidade por muitos verões

Medidas simples ajudam a curtir a prazerosa estação e relaxar, sempre com o uso do protetor solar e dando preferência para locais com sombra.

A pele também agradece os cuidados, ficando visivelmente mais viçosa e jovem.

Menção importante deve ser feita ao Dezembro Laranja, mês da prevenção ao câncer de pele.

Já bebeu quantos litros de água hoje?

 

 

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *