DIA MUNDIAL SEM TABACO ALERTA CONTRA PERIGOS PARA A SAÚDE

DIA MUNDIAL SEM TABACO ALERTA CONTRA PERIGOS PARA A SAÚDE

DIA MUNDIAL SEM TABACO ALERTA CONTRA PERIGOS PARA A SAÚDE

  • Postado em 31/05/2019
  • Comentários
  •  

O cigarro é responsável por cerca de 50 tipos de doença. São problemas cardiovasculares, como infarto e angina, respiratórios crônicos, como enfisema e bronquite, e câncer de pulmão, a principal causa de morte por câncer no Brasil. Por isso, o Dia Mundial Sem Tabaco, realizado em 31 de maio, é um momento importante para estimular fumantes a abandonarem o vício, e conscientizar crianças e adolescentes de que devem manter distância de qualquer tipo de fumo.

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, as principais ações de conscientização são organizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A ĀIO Corretora participa ativamente da divulgação destas ações, por entender que uma vida sem cigarro é muito mais saudável, prazerosa e longeva. Quem não fuma, tem muito mais chances de envelhecer com qualidade.

Como a fumaça age no corpo?

Mesmo quem não é fumante já viu alguém com expressão de prazer em meio a uma nuvem de fumaça. Para muitos dependentes, o hábito é mesmo prazeroso, é usado para relaxar. Mas a nicotina e todas as outras substâncias que entram no organismo junto com a fumaça fazem muito mal para a saúde. Ela forma placas de gordura nos vasos sanguíneos, impedindo o sangue de seguir seu caminho até o cérebro. É isso que causa o acidentes vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas.

Segundo a OMS, os males do coração matam 17,7 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. E no Brasil, são responsáveis por 30% dos óbitos. Até quem nunca acendeu um cigarro paga essa conta, pois, ao conviver com fumantes, aumenta em 25% suas chances de também ter uma doença cardiovascular.

Parar de fumar reduz riscos para a saúde

O INCA divulgou um dado que mostra bem como o Dia Mundial Sem Tabaco pode alertar as pessoas e salvar vidas. Segundo o instituto, ex-fumantes, depois de 1 ano sem cigarro, reduzem pela metade o risco de morte por infarto do miocárdio.

Mas enquanto a pessoa não abandona o vício, está sujeita a entrar nestas listas que você conhecerá agora:

– No Brasil, o tabagismo mata 428 pessoas diariamente;

– Isso equivale, diretamente, a 12,6% dos óbitos;

– São 156.220 vidas perdidas todos os anos.

É inegável que fumantes têm uma vida menor. De acordo com levantamento da OMS, as mulheres tabagistas vivem, em média, 6,71 anos a menos. E os homens, 6,12. No total, mais de 4 milhões de anos de vida são perdidos anualmente por causa do cigarro.

Como aproveitar o Dia Mundial Sem Tabaco?

Se você é fumante, tente abandonar o vício. E sim, sabemos que é muito difícil. E que você já se empenhou nesse objetivo algumas vezes e fracassou. Tudo bem, faça um novo esforço. Procure um médico, experimente outro tipo de tratamento. Ainda dá tempo!

E se você não fuma, mas convive com um dependente, ajude. Ofereça apoio. A melhor forma de ter sucesso não é recriminando ou brigando. É agindo com carinho, demonstrando o quanto essa pessoa é importante para você e como seria triste vê-la adoecer e partir.

Se precisar de mais argumentos, clique aqui e veja quais são os sete degraus da saúde, um trabalho elaborado pela ĀIO Corretora com sugestões para a saúde social, emocional, profissional, física, financeira, intelectual e espiritual. Certamente, você irá encontrar inúmeras razões para demonstrar a importância da qualidade de vida. Boa sorte e conte sempre com a ĀIO Corretora!

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *