Designação de Beneficiário no Seguro de Vida

Designação de Beneficiário no Seguro de Vida

  • Postado em 29/03/2018
  • Comentários
  •  

O Seguro de Vida é um instrumento essencial para prover segurança e tranquilidade para a família, geralmente garantindo cobertura para morte e invalidez.

Ao longo deste texto, nos aprofundaremos exatamente na questão da indicação/designação de Beneficiário. Acompanhe a seguir tudo o que precisa saber.

Designação de Beneficiário

É de suma importância indicar uma ou mais pessoas como Beneficiários, os quais receberão os valores previstos no contrato de seguro.

A responsabilidade pela atualização da Designação de Beneficiário é do Segurado que, a qualquer tempo, poderá efetuar tal atualização por meio de formulário assinado. Cada Seguradora tem o seu modelo de formulário, que pode ser solicitado pelo Segurado para efetuar atualização.

No caso de seguro de vida empresarial, os formulários de Designação de Beneficiário ficam em poder da empresa contratante do seguro e, em caso de falecimento, será considerada sempre a alteração mais recente.

Na falta de indicação de Beneficiário, ou se por qualquer motivo não prevalecer a que for feita, o capital segurado será pago conforme previsto no art. 792 do Código Civil onde metade será paga ao cônjuge não divorciado judicialmente, e o restante aos herdeiros legais, observada a ordem de vocação hereditária prevista no art. 1.829 do Código Civil.

Desvinculação da herança e outras facilidades

Uma das grandes vantagens do Seguro de Vida é o fato de não estar atrelado à herança. O valor da indenização não faz parte do inventário, sendo completamente independente, inclusive de qualquer outra situação, como dívidas que eventualmente o Segurado poderia possuir.

O processo para recebimento de indenização por parte do Beneficiário é simplificado, sendo finalizado em até 30 dias, estando a documentação necessária de acordo.

Além disso, não há a incidência de qualquer imposto sobre o valor da indenização. Trata-se de outra enorme conveniência para o Segurado ou Beneficiário em caso de ocorrência de evento coberto pelo Seguro de Vida.

A importância do Seguro de Vida bem contratado

A correta consultoria garante ao Segurado poder extrair o melhor do produto.

Amparado pela legislação, o Seguro de Vida é o meio mais rápido e eficiente de garantir segurança financeira e tranquilidade para a família.

Ainda resta alguma dúvida? Contate nossa equipe e receba orientações dos nossos especialistas!

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *