Calendário de Saúde: Ginástica Laboral

Calendário de Saúde: Ginástica Laboral

  • Postado em 08/08/2018
  • Comentários
  •  

O que o seu trabalho e a ginástica possuem em comum? Não sabe responder? Nesse caso, reflita se você ou seus colegas de trabalho tem se queixado de esgotamento e dores musculares ou localizadas, principalmente após a jornada de trabalho.

As doenças advindas de má postura – mais de 25 milhões sofrem da coluna de maneira crônica – ou falta de ambiente ergonômico (móveis e equipamentos adequados e ajustáveis aos mais diversos biótipos) relacionadas ao trabalho atingem números alarmantes no Brasil, e vem crescendo. Já são mais de 3 milhões de indivíduos diagnosticados com DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) ou LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Para combater essas patologias e todas as consequências causadas, a introdução da prática da ginástica laboral deve ser pensada o quanto antes, e espalhada por todo o mundo corporativo.

Ainda que possa se pensar no tempo gasto no início do expediente, para o aquecimento da musculatura, especialmente as partes que mais serão exigidas, e também ao final, para os alongamentos, os simples e direcionados exercícios desenvolvidos e aplicados por educadores físicos e fisioterapeutas já tiveram sua eficácia comprovada.

O período utilizado para a ginástica laboral não será um desperdício para a produtividade. Muito pelo contrário, poderá aumentar esse quesito e trará diversos outros benefícios, implementando uma nova política de bem-estar.

O relaxamento conseguido pela ginástica laboral torna o ambiente mais propício para um bom relacionamento e trabalho em equipe. A energia que circula pode fazer um pesado dia repleto de tarefas e compromissos passar com leveza.

O fortalecimento e alongamento da musculatura como um todo pode reduzir drasticamente o aparecimento daquelas doenças anteriormente citadas, mantendo o bom rendimento profissional.

A ginástica laboral ainda promove melhoras no estado psicológico, lidando diretamente com questões como o controle do estresse, combate da depressão, a sensação de bem-estar pós-exercício e a consequente percepção de felicidade.

A ĀIO encoraja fortemente pequenas atitudes positivas que trazem grandes transformações, caso da ginástica laboral.

Poderia apostar que você arrumou a sua postura e alongou os braços ao ler esse artigo. Faça mais: levante-se e alongue todo o corpo. Não deixe de difundir a cultura da ginástica laboral em sua empresa.

Através do nosso Informativo você terá acesso algumas dicas para serem implementadas no seu dia a dia.

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *