CALENDÁRIO DE SAÚDE: CUIDADOS COM A PELE

CALENDÁRIO DE SAÚDE: CUIDADOS COM A PELE

  • Postado em 07/12/2018
  • Comentários
  •  

A pele, maior órgão do corpo humano, pode dizer muito sobre uma pessoa, apenas pela observação de seu aspecto.

A alimentação e a hidratação (ou a desidratação) exercem influência direta na aparência, e mais: na saúde da pele. Dieta equilibrada e o consumo de líquidos – preferencialmente água e sucos naturais – em abundância resultam em uma pele saudável.

Para auxiliar na manutenção e intensificar os cuidados, um dermatologista será capaz de identificar seu tipo de pele e indicar procedimentos e produtos adequados.
A higiene constante é uma forte aliada contra problemas comuns, tais como acne ou espinha, cravos, foliculite (inflamação de pelos), além de infecções cutâneas diversas.

O clima

Automaticamente, costumamos associar como os raios solares em dias mais quentes podem prejudicar a pele e até vir a causar problemas mais sérios, como o câncer. Uma série de cuidados deve ser adotada também em dias frios ou secos.

O verão demanda a utilização de proteção, por meio de óculos de sol, chapéus, sombrinhas e o indispensável protetor solar, também recomendado para temperaturas mais baixas.

O câncer de pele

O sol é uma fonte essencial de vitamina D, importante para os ossos, mas a escolha dos horários de exposição direta – antes das 10 da manhã e após 4 da tarde – previne o envelhecimento precoce da pele.

Uma ameaça preocupante provém da radiação ultravioleta UV-A e UV-B, extremamente prejudicial à saúde. A proteção natural da camada de ozônio segue em defasagem, tornando cada vez mais necessários os cuidados.

Muitas vezes a vaidade se sobrepõe à preservação da saúde, quando na busca por um bronzeado perfeito. E igualmente ou ainda mais nocivas, são as câmaras de bronzeamento artificial, proibidas pela Anvisa desde 2009.

Os carcinomas, mais comuns e um pouco mais brandos, e os melanomas, mais raros e agressivos, são os tipos de câncer de pele, o qual já representa ¼ entre todas as doenças associadas aos tumores, de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Observar pintas ou manchas pelo corpo e conhecer o histórico familiar é fundamental na prevenção.

Cuide-se

A pele pode ser vista como o cartão de visitas para muitas pessoas e qualquer tipo de negligência pode trazer desde um pequeno incômodo, até severos problemas de saúde.

A maior parte dos cuidados básicos são simples e demandam apenas um pouco de atenção.

Consulte regularmente um dermatologista e cultive uma pele saudável por toda a vida!

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *