Calendário de Saúde: Benefícios da Alimentação Saudável

Calendário de Saúde: Benefícios da Alimentação Saudável

  • Postado em 09/01/2018
  • Comentários
  •  

Aquela famosa máxima que define uma pessoa pela sua alimentação nunca foi tão verdadeira. Muito além de questões estéticas, o perfil de uma dieta pode significar uma vida mais saudável, da maneira mais abrangente possível.

 

Iniciando pela prevenção, os alimentos corretos atuam como medicamentos naturais, fazendo a manutenção do sistema imunológico, formando assim uma barreira contra o surgimento de doenças. Fortalece ossos e músculos, renova células e tecidos, além de auxiliar no ajuste dos órgãos como um todo, regulando a temperatura do corpo, batimentos cardíacos, e até o peso corporal, cujo equilíbrio é essencial a fim de evitar colesterol em níveis altos, hipertensão, e diabetes tipo 2, dentre outros.

 

A energia fornecida é uma função vital proporcionada pela boa alimentação, para que se possa executar atividades diárias das mais simples, como pensar, locomover-se, trabalhar, estudar, exercitar-se e brincar. Por isso, deve-se encorajar e educar as crianças desde cedo sobre os benefícios obtidos através da ingestão de refeições saudáveis.

 

Para se conseguir extrair o máximo de nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água) em uma dieta, deve-se focar em alguns pontos importantes:

  • Privilegiar diariamente uma alimentação completa, variada (bastante colorida) e balanceada, contendo frutas, legumes, verduras e cereais em quantidades abundantes, além de carnes, peixes e laticínios.
  • Restringir o consumo de sal, açúcares e gorduras, e evitar refrigerantes, salgadinhos, bolos e chocolates.
  • A ingestão frequente de líquidos, como água e sucos naturais, é altamente recomendada.
  • Observar preferencialmente alimentos de origem biológica, livres de conservantes e aditivos, mantém o organismo desintoxicado e com saúde.
  • Ingerir menores porções de comida, com intervalos menores, evita o jejum prolongado, e facilita a digestão.

A nutrição e a fisiologia são ciências que encontram-se em um estágio avançadíssimo. Cada indivíduo tem suas particularidades e deficiências, respondendo melhor a dietas e tratamentos personalizados. Os benefícios alcançados a partir da alimentação saudável ultrapassam o campo do bom funcionamento do corpo, refletindo diretamente no bem-estar, podendo proporcionar um sono tranquilo, disposição e bom humor para usufruir da vida com qualidade.

 

Você tem se cuidado para curtir a vida? Já tem auxílio de profissionais?

Não perca tempo!

 

Este trabalho é educativo e não substitui as orientações e recomendações médicas.

 

0 Comments

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *